Notícias

Tema sobre racismo encerra roda de debates promovida por estudantes de mestrado

Publicada em 14/11/2017, às 17h41

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcis
Debate da Semcid com turma de mestrado em Segurança Pública
Representantes da Semcid participaram de roda de conversa sobre racismo com a turma de mestrado em Segurança Pública

No mês da consciência negra, o tema da questão racial marcou o encerramento do ciclo de debates promovido pelos alunos de mestrado em Segurança Pública da Universidade de Vila Velha (UVV). O encontro, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), aconteceu nesta última segunda-feira (13) e reuniu lideranças de movimentos negros e estudantes da instituição.

Durante o evento, foram abordados temas como identidade, privilégio, preconceito e práticas cotidianas ocultas que levam ao racismo. A coordenadora de Políticas da População Negra da Semcid, Priscila Gama, lembrou que é importante aproveitar o mês da consciência negra para entender, por exemplo, o quanto desesperados e perdidos os negros se sentem nos espaços educacionais.

"A circularidade dos direitos é muito difícil. O direito é branco e a sentença é preta. Mas estou agarrada na esperança de que vamos discutir e conseguir avançar", disse.

Direitos Humanos

Ao todo, foram quatro debates, com os seguintes temas: público LGBT, violência contra a mulher, juventudes e racismo. Todos eles tiveram a participação de coordenadores da Semcid, que contribuíram para as reflexões e também apresentaram as políticas públicas que o município de Vitória tem para cada um desses movimentos sociais.

Segundo o professor Humberto Ribeiro Júnior, responsável pela disciplina de Direitos Humanos do curso, a ideia de promover esses encontros foi tentar ampliar essas questões e vivenciar na prática aquilo que é apresentado em teoria nos livros.

"Quando a gente faz o debate só em cima do texto, nem sempre consegue ter o impacto necessário para debater alguns temas. O objetivo é tentar aprofundar e avançar ainda mais nesse debate", explicou.


Voltar ao topo da página