Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Tema sobre racismo encerra roda de debates promovida por estudantes de mestrado

Publicada em 14/11/2017, às 17h41

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcis

Debate da Semcid com turma de mestrado em Segurança Pública

Representantes da Semcid participaram de roda de conversa sobre racismo com a turma de mestrado em Segurança Pública (Ampliar imagem)

No mês da consciência negra, o tema da questão racial marcou o encerramento do ciclo de debates promovido pelos alunos de mestrado em Segurança Pública da Universidade de Vila Velha (UVV). O encontro, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), aconteceu nesta última segunda-feira (13) e reuniu lideranças de movimentos negros e estudantes da instituição.

Durante o evento, foram abordados temas como identidade, privilégio, preconceito e práticas cotidianas ocultas que levam ao racismo. A coordenadora de Políticas da População Negra da Semcid, Priscila Gama, lembrou que é importante aproveitar o mês da consciência negra para entender, por exemplo, o quanto desesperados e perdidos os negros se sentem nos espaços educacionais.

"A circularidade dos direitos é muito difícil. O direito é branco e a sentença é preta. Mas estou agarrada na esperança de que vamos discutir e conseguir avançar", disse.

Direitos Humanos

Ao todo, foram quatro debates, com os seguintes temas: público LGBT, violência contra a mulher, juventudes e racismo. Todos eles tiveram a participação de coordenadores da Semcid, que contribuíram para as reflexões e também apresentaram as políticas públicas que o município de Vitória tem para cada um desses movimentos sociais.

Segundo o professor Humberto Ribeiro Júnior, responsável pela disciplina de Direitos Humanos do curso, a ideia de promover esses encontros foi tentar ampliar essas questões e vivenciar na prática aquilo que é apresentado em teoria nos livros.

"Quando a gente faz o debate só em cima do texto, nem sempre consegue ter o impacto necessário para debater alguns temas. O objetivo é tentar aprofundar e avançar ainda mais nesse debate", explicou.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site