Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Telessaúde: consultorias online e webconferências capacitam servidores da Semus

Publicada em 05/09/2017, às 13h19

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Telessaúde

Profissionais da rede municipal de saúde fazem treinamento na Etsus (Ampliar imagem)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá capacitar, até primeiro semestre de 2018, 100% da rede para utilização do Telessaúde. O serviço é um sistema de colaboração que auxilia os profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS), com suportes oferecidos através de webconferências, cursos a distância e biblioteca virtual.

A ferramenta foi implantada na rede municipal em 2014. Atualmente, 19 de 23 Unidades de Saúde da Família já receberam o treinamento por meio da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (Etsus-Vitória). 

Um dos recursos é o serviço de teleconferência, que serve para tirar dúvidas específicas de profissionais. Os servidores cadastrados passam a se beneficiar do contato direto com as referências técnicas estaduais e especialistas.

"Além de possibilitar a teleconsultoria com especialistas, o Telessaúde disponibiliza webconferências com palestras a distância com temas prioritários da atenção primária, permitindo aos servidores, no próprio trabalho, assistir e interagir com os palestrantes, elucidando possíveis dúvidas", destacou a diretora da Etsus, Sheila Cristina de Souza Cruz.

Capacitação

Os treinamentos são realizados em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em Vitória, os profissionais de saúde utilizam o Telessaúde por meio da Rede Bem Estar (RBE), sistema próprio da rede de serviços.

Os profissionais da rede dos pronto-atendimentos (PA´s), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros Municipais de Especialidades (CME´s) também possuem acesso. Para participar, é necessário que o profissional acesse o site telessaude.ifes.edu.br e faça o cadastro, com nome, CPF e categoria profissional.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site