Notícias

Teatro de Bonecos da Guarda ensina educação no trânsito e cidadania

Publicada em 19/04/2017, às 07h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Agentes da Guarda Municipal fazem apresentações para a criançada com fantoches

Realizado por agentes de trânsito e agentes comunitários da Guarda Civil Municipal, o Teatro de Bonecos apresenta diversas peças educativas para crianças em idade escolar. Os espetáculos podem ser solicitados por qualquer instituição pública ou privada e são gratuitos.

As apresentações enfocam questões de relevância para o bem-estar coletivo, sempre tratando de temas importantes, mas com uma linguagem acessível aos pequenos. A peça mais famosa e solicitada é "Minha Amiga Faixa", que ensina noções de trânsito e prevenção de acidentes.

Esclarecimentos sobre as peças ofertadas e pedidos de apresentações podem ser feitos com a Coordenação de Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal, por meio do telefone (27) 3382-6478.

Projeto

O Teatro de Bonecos da Guarda Municipal utiliza cerca de 30 fantoches para despertar o interesse das crianças em assuntos como educação para o trânsito, violência, drogas, meio ambiente, saúde e cidadania. As apresentações acontecem em escolas, movimentos sociais e associações educativas.

De forma lúdica e criativa, os roteiros e peças são montados pelos próprios agentes. Entre os mais populares, estão "Água", "Dona Morte pede Carona", "Estatuto da Criança e do Adolescente", "Zoca e sua turma", "Dengue”, "Cambaxirra" e "Desarme-se".

Maio Amarelo

Durante o mês de maio, o Teatro de Bonecos também estará presente nas ações municipais do Movimento Maio Amarelo, uma iniciativa mundial que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Em Vitória, as ações da campanha são coordenadas pelo Programa Vida no Trânsito, por meio da Subcomissão de Educação, da qual fazem parte as secretarias de Segurança Urbana (Semsu), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Educação (Seme) e Saúde (Semus).


Voltar ao topo da página