Notícias

Som alto: mais um veículo recebe multa na Rua da Lama nesta madrugada

Publicada em 03/03/2018, às 14h28

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Amílton Freixo de Brito


Divulgação Semmam
Som alto na Rua da Lama
Ação conjunta flagrou mais um veículo com som alto na Rua da Lama
Divulgação Semmam
Som alto na Rua da Lama
Fiscalização contou com o apoio da Guarda Municipal

Em mais uma ação conjunta de fiscais do Disque-Silêncio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio da Guarda Municipal e equipe da Secretaria de Desenvolvimento (Sedec), um veículo foi flagrado produzindo som alto na Rua da Lama, tradicional área de entretenimento em Jardim da Penha, na madrugada deste sábado (3).

O proprietário do carro foi multado em R$ 6.534,56. Com isso, já são 25 multas aplicadas - totalizando R$ 163.364,00 - desde a publicação do decreto nº 17.304/2018, em 16 de fevereiro, que proíbe a utilização de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência,

O infrator que não cumprir a ordem de redução do volume ainda pode ter o equipamento apreendido e, se necessári,o o próprio veículo poderá ser apreendido, com a ajuda da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

"O que notamos é que as pessoas estão começando a se conscientizar que a multa é salgada e a fiscalização é séria. Semana passada foram nove multas e nesta madrugada somente uma", destacou o responsável pelo Disque-Silêncio da capital, Alexandro Amaral

Antes, para ser multado, o veículo que estivesse com o som alto, incluindo carros de som, tinha que ter o som aferido pelo decibelímetro (equipamento para aferimento de excesso de som). Agora, se o som alto for audível do lado externo, já é passível de multa.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o novo decreto disciplina o abuso de carros de som que desrespeitavam a legislação. "Para tudo existe um limite e até para o som de carros esse limite deve existir e tem que ser respeitado. Todos têm direito ao lazer, mas o descanso de quem não está no lazer precisa ser respeitado. Quem desobedecer à lei e não tiver critérios para ouvir o seu som poderá ser penalizado. O melhor, sempre, é cumprir a lei".

Proibição

Os aparelhos que produzem som alto fora dos veículos estão proibidos nas vias abertas à circulação em Vitória, independente da frequência e do volume. O objetivo é evitar a perturbação do sossego dos moradores.

Sempre que a infração for flagrada, o fiscal acionará a Guarda Civil Municipal e apreenderá provisoriamente o aparelho de som ou o veículo.

A apreensão provisória do carro, na hipótese de descumprimento à ordem de redução do volume sonoro, somente será adotada quando não for possível a retirada do aparelho de som nele instalado sem provocar danos ao veículo ou ao equipamento.


Voltar ao topo da página