Notícias

Sistema permite localizar árvores da capital e levantar dados das espécies

Publicada em 23/10/2014, às 09h51

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tarcísio Costa


Imagem divulgação
Sistema monitoramento de árvores
Equipe da Prefeitura apresentou o sistema Geo Arborização no evento Latin America Users Conference

Vitória tem cerca de 28 mil árvores em calçadas, canteiros e rotatórias e é a única capital brasileira com as espécies georreferenciadas, com cadastro de cada uma, o que possibilita um gerenciamento eficaz. Isso é possível com o sistema Geo Arborização.

Ele foi selecionado dentre vários projetos latino-americanos inscritos para serem apresentados no Latin America Users Conference (Lauc 2014). O evento reuniu em Campinas (SP), no último mês de setembro, mais de mil profissionais usuários da Plataforma ArcGis de toda a América Latina com o objetivo de aproximar pessoas que têm em comum o desejo de transformar o mundo por meio da geografia.

Dados

O sistema possui um cadastro quantitativo e qualitativo para controle da arborização do município, com dados sobre espécie, idade, estado fitossanitário, medidas de altura e diâmetro do tronco, entre outros. Com esses dados e os recursos do Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi possível a localização das informações, gerando análises espaciais para estatística e gestão.

Além disso, o Geo Arborização também conta com diversos relatórios e índices específicos sobre a arborização dos bairros. Sua rica base de dados foi utilizada recentemente para a elaboração do Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do município e é acessada por pesquisadores para estudos e projetos.

André Sobral
Doação de Orquideas para o Parque Moscoso
Sistema permite o cadastro de todas as 28 mil árvores existentes em Vitória

Autores

O sistema Geo Arborização foi desenvolvido pela Prefeitura, tendo como autora a analista de Tecnologia da Informação Rosilene Tamazeli e co-autores Paulo César Fernandes Lima, Francisco Hosquem Pires e Marcilene Favarato da Costa.

Encontra-se em tramitação na Prefeitura um projeto de parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que objetiva utilizar o sistema para gerenciar a arborização de seus campi. A contrapartida oferecida é a identificação biológica das espécies plantadas no município.

As informações do Geo Arborização podem ser visualizadas no Mapa de Vitória, disponível no Geoweb Vitória.


Voltar ao topo da página