Notícias

Sistema binário vai organizar trânsito em vias do bairro Maria Ortiz

Publicada em 26/04/2017, às 07h00 | Atualizada em 26/04/2017, às 12h20

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Papo da Cidade Maria Ortiz
Equipe do Papo da Cidade orienta Erivalda sobre a alteração nas vias de Maria Ortiz
Carlos Antolini
Papo da Cidade Maria Ortiz
Comerciantes também estão sendo orientados sobre o binário e o respeito às regras de trânsito

Mais segurança e organização no trânsito. Esses são os objetivos que a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) pretende atingir com a implantação do binário em algumas ruas do bairro Maria Ortiz. A previsão é de que, no início de maio, as ruas comecem a receber a sinalização informando sobre a mudança do fluxo das vias. Veja no mapa.

"Com essa mudança, podemos evitar engarrafamentos dentro do bairro, organizando o trânsito. A mudança no sentido das vias também traz mais segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres, quando estes precisam atravessar as ruas do bairro, evitando acidentes", explicou o titular da Setran, Oberacy Emmerich Junior.

Comunidade aprova a mudança

A maioria dos moradores e comerciantes de Maria Ortiz apoia a mudança na direção das vias no interior do bairro, como o casal de comerciantes Terezinha Lima Caldeira e José Maria Caldeira, que mora na região há 40 anos. Eles acreditam que o bairro só tem a ganhar com essa alteração nas vias. "Vai ser ótimo, principalmente, porque vai evitar acidentes e atropelamentos nos cruzamentos", afirma José Maria.

Já Terezinha acredita que o tráfego vai fluir melhor. "Às vezes, os ônibus nem conseguem passar na rua direito e precisam fazer várias manobras para passar por carros estacionados de qualquer jeito", explicou.

Erivalda de Almeida, 54 anos, moradora da região há 40 anos, ficou feliz com a novidade. "Eu uso muito a rua do Cmei e da unidade de saúde por causa dos meus filhos. Com certeza vai ficar mais seguro transitar por ela agora", declara.

O senhor Moacir Amorim, 66, também aposta que o binário vai evitar acidentes no bairro. "Principalmente nos cruzamentos, a segurança vai ser maior, além de organizar melhor o estacionamento", afirmou.

Papo da Cidade

Antes do início da implantação do binário em Maria Ortiz, a equipe do Papo da Cidade tem conversado com a comunidade e explicado as mudanças. O objetivo é tirar dúvidas, ouvir as demandas da população sobre o binário e orientar sobre o respeito às regras de trânsito. Em uma semana, mais de 430 pessoas foram abordadas diretamente pela equipe. 


Voltar ao topo da página