Notícias

Setembro Amarelo: US no Centro faz ações no sábado para combater o suicídio

Publicada em 13/09/2017, às 12h52

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação ABP
Setembro Amarelo
Campanha Setembro Amarelo tem como principal objetivo a prevenção ao suicídio e a defesa da vida

O mês de setembro é marcado por uma série de ações em alusão à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio: "Setembro Amarelo". Por essa razão, a Unidade de Saúde (US) Vitória - Geny Grijó, na rua Cais de São Francisco, nº 54, no Centro (veja no mapa), irá realizar uma programação especial e integrativa neste sábado (16), das 8h30 às 11h30.

Na abertura do evento, haverá uma roda de conversa com o tema "Conscientização e Valorização da Vida". Ainda serão realizadas atividades com práticas de tai chi, do-in, ioga e dança circular.

A coordenadora do Programa de Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) de Vitória, Henriqueta do Sacramento, destaca que esse tratamento tem como essência a redução de doenças psicossomáticas, tristeza e depressão. "O trabalho em grupo acolhe e forma laços de amizade e tira as pessoas da solidão. Elas saem mais animadas e felizes, o que gera uma harmonização e equilíbrio emocional".

Setembro Amarelo

Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos.

Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Basta ligar para o 141. 

Práticas Integrativas e Complementares

Arquivo PMV
Jardim terapêutico
Jardim terapêutico é uma das Práticas Integrativas e Complementares desenvolvidas em Vitória

As Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir os medicamentos e incentivar as práticas naturais e os jardins terapêuticos entre os moradores. Pessoas de todas as idades utilizam os serviços em ambientes abertos ou cobertos para ajudar na prevenção de doenças crônicas.

Veja onde buscá-las em Vitória:

Ioga

• Parque Moscoso: quinta, às 7 horas;
• US Maria Ortiz: terça e quinta, às 7 horas;
• SOE do Parque Pedra da Cebola: segunda e quarta, às 8 horas, e quinta, às 18 horas;
• US Jabour: terça e quinta, às 9 horas;
• SOE de Camburi I: terça e quinta, às 8 horas;
• SOE do Parque Chácara Paraíso: sexta, às 7 horas;
• Horto de Maruípe: terça e quinta, às 6h40, e segunda e quarta, às 18h30

Musicoterapia e arteterapia

  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Ilha, Caps Infantil e Caps III São Pedro

Do-in

  • Unidade de Saúde do Parque Moscoso: segunda, às 8 horas

Xiang gong (treinamento perfumado)

  • Unidade de Saúde do Parque Moscoso: quarta-feira, às 10 horas

Dança circular e xiang gong

  • Parque Moscoso: quarta e sexta-feira, às 7h45

Acupuntura e homeopatia

  • Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória)

Hortas comunitárias

  • Igreja Católica de São Pedro Apóstolo; Igreja Bom Pastor (Bairro do Quadro); Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi; e Pedra da Cebola

Jardins terapêuticos

  • US Conquista, Bairro da Penha, São Cristóvão, Andorinhas, Consolação, Fonte Grande, Bairro República, Alagoano, Forte São João e US Vitória;

Voltar ao topo da página