Notícias

Servidores participam de formação em Gestão Pública da Cultura

Publicada em 17/04/2017, às 16h15

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Curso Gestão em Cultura
Curso teve o objetivo de contribuir para os processos formativos de diferentes agentes culturais

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as políticas públicas de cultura e contribuir para os processos formativos de diferentes agentes culturais e, especialmente, de gestores da cultura, teve início a formação "Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura".

O curso, que é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), teve sua sessão de abertura com a I Jornada Estadual de Gestão Pública da Cultura, em 11 de abril.

Na primeira turma do curso, que selecionou 100 alunos de 30 cidades capixabas, participaram 13 servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

"Essa ação, além de colaborar para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura e implementar as metas do Plano Municipal de Cultura, apresenta-se como um importante divisor de águas: assume o desafio da formação continuada como aspecto fundamental para a gestão pública da cultura", destacou a assessora técnica da Semc Lilian Menenguci.

Metodologia

Durante a jornada, as quatro dimensões da cultura – institucional, simbólica, cidadã e econômica – foram apresentadas e abordadas. Além disso, foram destacados os papéis de diferentes entes federados e diversos setores da sociedade civil.

Após esses momentos expositivos, os participantes foram organizados em Grupos de Trabalhos (Gts), por regiões do Estado, e tiveram a oportunidade de se apresentar e, colaborativamente, eleger e discutir alguns dos desafios do campo da cultura no cenário capixaba. Em seguida, seus destaques foram levados para a apreciação da plenária.

"O curso de gestão cultural é muito importante para formação de todos os funcionários da Semc e também um momento de avaliar nossas ações relacionadas às políticas culturais da cidade de Vitória. Além de ser um momento rico de trocas entre gestores de vários municípios do Estado", afirmou a gerente de Patrimônio Histórico, Patrícia Bragatto.

Formação

Depois do primeiro encontro, as aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em quatro disciplinas - na modalidade a distância -, distribuídas em quatro módulos: Políticas Públicas da Cultura (44 horas), Diversidade Cultural e Desenvolvimento (48 horas), Gestão Cultural (48 horas) e Planejamento e Execução de Projetos Culturais (36 horas), totalizando 176 horas. Além disso, haverá uma disciplina semipresencial denominada "Projeto Integrador", com 24 horas presenciais.

O conteúdo busca desenvolver o conhecimento, a reflexão crítica e as competências específicas de membros integrantes de Conselhos Estaduais e Municipais de Cultura, bem como de secretários e gestores das três esferas do governo. As atividades se encerram em dezembro de 2017.


Voltar ao topo da página