Notícias

Servidores dos Cras participam de treinamento em alimentação e nutrição

Publicada em 15/03/2019, às 07h30

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Divulgação Semas
Turmas lotadas no treinamento de manipulação de alimentos no Banco de Alimentos
Treinamento ensina práticas para enriquecer as refeições com produtos e materiais utilizados rotineiramente pelos profissionais

Técnicas práticas para enriquecer as refeições com os produtos e materiais que já são utilizados rotineiramente e para ampliar a diversidade de cardápios garantindo uma alimentação saudável. Esses são os principais conteúdos do I Encontro de Manipuladores de Alimentos dos Cras, que será realizado nesta sexta-feira, a partir das 14h, no Banco de Alimentos.

Segundo a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Laydiane Silote Barbosa, o treinamento vai reunir profissionais dos 12 Centros de Referência de Assistência Social de Vitória, que receberão noções básicas de alimentação e nutrição.

"A ideia é mostrar aos manipuladores de alimentos como podem utilizar ferramentas do dia-a-dia e fazer combinações nutricionais mais interessantes para atendimento dos usuários dos Cras", explica a gerente, que é nutricionista.

A equipe da gerência vai fazer propostas de cardápios de acordo com a listagem de produtos que os Cras já têm à disposição, de forma a melhorar a qualidade da alimentação servida para os munícipes. "Nosso objetivo é sempre consolidar as ações de promoção da saúde por meio da alimentação adequada e prevenir agravos por meio das mudanças alimentares. O treinamento vai os munícipes e também as famílias dos profissionais, uma vez que eles se tornam promotores desses hábitos dentro de suas casas", disse Laydiane.

Treinamentos

No mês passado, a Gerência promoveu um treinamento para os servidores que preparam lanches e refeições em todos os equipamentos da Semas. O conteúdo abordado tratava de questões de higiene pessoal e do ambiente, higiene na manipulação dos produtos alimentícios, organização, armazenamento e controle de estoque estão no programa, que terá atividades práticas.

O treinamento atraiu cerca de 70 participantes, entre auxiliares de serviços gerais, cozinheiras e coordenadores dos espaços. O resultado animou a gerência a prosseguir com o planejamento de realizar capacitações ao longo do ano.


Voltar ao topo da página