Notícias

Servidores da Semus vão às ruas alertar população sobre uso de preservativos

Publicada em 01/03/2019, às 18h08

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Ação de combate a infecções sexualmente transmissíveis
US do Bairro da Penha preparou até um quadro que simula uma postagem de rede social para alertar as pessoas sobre as IST´s
Divulgação Semus
Ação de combate a infecções sexualmente transmissíveis
Profissionais da US do Bairro da Penha visitaram comércios e conscientizaram as pessoas sobre o uso dos preservativos

Nesta sexta-feira (1º), várias unidades de saúde estão promovendo ações educativas internamente e também nas ruas para alertar sobre a necessidade do uso de preservativos durante as relações sexuais, especialmente no Carnaval.

Em Andorinhas, servidores abordaram pedestres, motoristas e passageiros de ônibus na rua Emílio Ferreira da Silva.

Já em Bairro da Penha, os servidores levaram um kit de preservativos para o Carnaval apelidado de "Kit da Jennifer", pegando carona no sucesso musical. Num clima descontraído, os profissionais tiraram dúvidas de pedestres e comerciantes sobre a necessidade de utilizar preservativos para garantir relações sexuais seguras.

Referência técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Rosângela Locatelli ressalta que o importante é não esquecer a mensagem.

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio dos profissionais de saúde das unidades, alerta continuamente durante todo o ano sobre os riscos das IST´s e as melhores formas de prevenção. Porém, no Carnaval, aproveitamos o clima de festa para falar de modo mais descontraído sobre esse tema e reforçar a mensagem que precisa ser praticada todos os dias do ano: camisinha garante sexo seguro para todas as pessoas e contra todas as IST´s", declarou Rosângela.

Prevenção

A Semus oferta gratuitamente preservativos (camisinhas) masculinos e femininos em todas as 29 unidades de saúde e também no Centro de Referência em ISTs como método eficaz para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como Aids, alguns tipos de hepatites e sífilis, além de evitar uma gravidez indesejada.

Em 2018, a Semus distribuiu 1.861.720 preservativos gratuitamente.

Divulgação Semus
Ação de combate a infecções sexualmente transmissíveis
Equipe da US de Andorinhas distribuiu camisinhas para os motoristas
Divulgação Semus
Ação de combate a infecções sexualmente transmissíveis
Abordagens aconteceram em frente à US de Andorinhas

Voltar ao topo da página