Notícias

Servidores da Semohab aderem ao movimento Outubro Rosa

Publicada em 11/10/2017, às 19h05 | Atualizada em 11/10/2017, às 19h05

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Outubro Rosa na Semohab

A Secretaria de Obras e Habitação (Semohab) começou seu expediente desta quarta (11) com diversos tons de rosa. Uma ação para levar mais consciência sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama reuniu os servidores da pasta para um bate-papo com o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC).

"Estamos aqui hoje para tentar levar um pouco mais de consciência sobre a importância da descoberta antecipada do câncer de mama. Precisamos desmistificar a doença e mostrar que, quando ela é detectada cedo, a chance de cura é imensa", disse o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Os servidores receberam o GAPC com um café comunitário e ouviram atentos os depoimentos de mulheres que já passaram pela descoberta e pelo tratamento da doença. "Essas mulheres são guerreiras! Com os depoimentos, vimos que a luta contra a doença deve vir de dentro, mas ter ajuda e apoio de outras pessoas é o que dá mais esperança e força às mulheres", disse a servidora Thaimara Camila.

Superação

O GAPC foi representado por uma assistente social, uma fisioterapeuta, uma voluntária e duas pacientes. Raimunda Severiano descobriu que estava com câncer de mama há um ano e meio e sentia que a vida estava acabando. "Quando descobri o câncer de mama, achava que minha vida tinha chegado ao fim. Foi quando uma amiga me indicou o GAPC e vi que outras mulheres passam pela mesma situação que eu. Hoje eu me sinto muito feliz por saber que eu ainda tenho muita vida pela frente e que isso que eu vivo é apenas uma fase que vai ser superada", disse dona Raimunda.

Patrícia Salles é fisioterapeuta e começou como voluntária no GAPC. "O Grupo de Apoio é nacional e existe há, aproximadamente, 13 anos. Comecei meu trabalho no grupo como fisioterapeuta voluntária há seis anos e o principal objetivo é a reabilitação dos pacientes. É muito bom saber que podemos levar, com o nosso trabalho, um pouquinho de solidariedade e amizade às pessoas que tanto precisam de amor", disse Patrícia.

O secretário finalizou o encontro com a certeza de que a força dos depoimentos das mulheres com câncer vai levar mais servidoras da Semohab a se prevenirem contra a doença. "Queremos construir um mundo mais consciente na luta contra o câncer de mama e, por isso, precisamos incentivar as mulheres a realizarem regularmente a mamografia", concluiu Sérgio Sá.


Voltar ao topo da página