Notícias

Servidores da Semmam participam de capacitação sobre gestão ambiental

Publicada em 05/10/2015, às 12h53

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Parque Vale do Mulembá
Curso permitirá que servidores aprimorem conhecimentos para o sistema de gestão ambiental do município de Vitória

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) iniciam nesta terça-feira (6) mais um curso de capacitação e aperfeiçoamento. O treinamento tem como objetivo ampliar conhecimentos dos servidores a fim de contribuir para a melhoria de desempenho na execução de suas atribuições, gerando reflexos positivos no sistema de gestão ambiental do município de Vitória.

A aula inaugural acontece no auditório do Palácio do Café, das 9 às 12 horas, e conta com duas palestras: "Gestão e Desenvolvimento Regional", com o professor da Ufes Edmilson Costa Teixeira, e "Crise Ecológica, Sustentabilidade Multidimensional e os desafios da gestão ambiental municipal", com a procuradora municipal Flávia de Souza Marchezini.

O recurso financeiro para realização do curso foi captado junto ao programa Procidades, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Estrutura

O primeiro módulo tem 32 horas de estudo e aborda questões relativas à legislação, com discussões atuais do direito administrativo e ambiental, com ênfase na Política Nacional de Meio Ambiente, na Política Nacional de Recursos Hídricos, na Política Urbana, nos marcos regulatórios concernentes à Política Nacional de Saneamento Ambiental, na Política Nacional de Resíduos Sólidos e no Estatuto da Cidade. O instrutor é Orlindo Francisco Borges.

"Metodologias e Ferramentas de Planejamento e Gestão Ambiental Integrada" é o assunto do segundo módulo, que vai abordar metodologias de análise integrada que compreendam a formação de um banco de dados georreferenciados, consulta, combinação, visualização e plotagem de conteúdos de base de dados dos temas socioambientais, como cobertura vegetal, solos, geomorfologia, hidrografia, usos e ocupação do solo e legislação aplicável.

O módulo deverá também abranger conhecimentos de tecnologias sociais de diagnósticos e planejamento participativo como percepção ambiental, diagnóstico rápido participativo, mapa falado, carrossel, negociações de conflitos, entre outros.

O terceiro módulo traz conhecimentos sobre "Fiscalização Ambiental, Licenciamento Ambiental, Controle e Monitoramento Ambiental", sendo oferecidos estudos focais, ou de caso, em atendimento a necessidades específicas indicadas pelas áreas de licenciamento, monitoramento e fiscalização, com vistas ao aprimoramento de procedimentos e à aplicação dos respectivos instrumentos de cada unidade setorial.


Voltar ao topo da página