Notícias

Servidores da Semcid fazem curso de Bioética e Direitos Humanos em faculdade

Publicada em 15/08/2017, às 08h05

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semcid
Curso de Direitos Humanos para servidores da Semcid
Servidores da Semcid participam das aulas de Bioética e Direitos Humanos na FDV

Para ampliar os conhecimentos e melhorar a capacitação, um grupo de servidoras e servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) está participando das aulas de "Bioética e Direitos Humanos". A iniciativa é uma realização da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e da Unesco. Ao todo, serão 15 encontros, sempre às segundas-feiras, das 17 horas às 18h40.

A participação no curso é um acordo entre a coordenadora do Centro Especializado em Direitos Humanos, Shayene Machado Salles, e a coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à Saúde e Bioética (Biogepe), professora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer.

Segundo Shayene, a disciplina tem por objetivo estudar a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco a partir de seus princípios éticos. Além disso, busca promover uma capacitação para justificar racionalmente as decisões éticas, especialmente aquelas que envolvem os conflitos morais que fazem parte do cotidiano de cada um.

Temas

Entre os temas estudados, estão dignidade humana, autonomia, privacidade, confidencialidade, igualdade, justiça e equidade, entre outros.

"O curso tem como objeto temáticas extremamente pertinentes para a pauta de políticas da Semcid, principalmente no que tange ao conhecimento dos princípios da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco", disse Shayene.

Ainda de acordo com a coordenadora, o encontro contribui para o aprofundamento das reflexões acerca dos Direitos Humanos, tendo em vista os conflitos que cotidianamente se apresentam aos servidores e servidoras no desempenho de suas funções. "Nesse sentido, promove a capacitação da equipe técnica e a qualificação dos gestores da nossa secretaria".

Saiba mais

O curso é ofertado pela professora Elda Bussinguer. Ela é livre-docente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (Unb); mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV); coordenadora de Pesquisa da FDV; coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à saúde e Bioética (Biogepe); professora associada aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Serviço
Curso "Bioética e Direitos Humanos"
Horário: segundas-feiras, das 17 horas às 18h40
Carga horária do curso: cerca de 15 encontros
Local: no miniauditório da FDV

Voltar ao topo da página