Notícias

Servidores da Saúde fazem oficina para identificar precocemente a hanseníase

Publicada em 14/08/2017, às 13h05 | Atualizada em 14/08/2017, às 14h55

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Hanseníase
Hanseníase é uma doença crônica infecciosa que afeta, principalmente, a pele: pessoas devem ficar atentas a manchas

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), a hanseníase está presente em 24 dos 35 países das Américas. O Brasil é o segundo país no mundo em casos novos da doença, apesar de ter prevalência próxima da recomendada pela OMS. Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) conta com o Programa de Controle de Hanseníase, que realiza o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.

Desde 2015, a Semus tem intensificado o treinamento de profissionais de atenção básica, a fim de capacitá-los para diagnosticar precocemente pacientes com a doença. As oficinas sobre hanseníase são destinadas ao público multiprofissional da rede de saúde e aborda sinais e sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento.

"As oficinas são realizadas nas próprias unidades de saúde para que o máximo de profissionais possa participar, com conteúdos atualizados e em formato dinâmico, trocando experiências entre os profissionais de diferentes categorias", afirma a referência técnica em hanseniase na Semus, Lucienne Venturim Caldas.

A próxima oficina será realizada nesta quarta-feira (16), na Unidade de Saúde de Conquista, das 8 às 12 horas.

Ações

Em 2016, Vitória apresentou média prevalência (1,08) e incidência (8,9) da doença, com mais casos nas regiões de São Pedro e Centro. A taxa de cura no ano passado foi de 100% dos casos novos da doença, entretanto, ainda há casos em crianças, indicador importante que demonstra que a hanseníase está presente de forma ativa no município.

Campanha

Por isso, a Semus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), realiza a campanha de hanseníase, verminoses e tracoma nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A ação visa estimular a família para a identificação de manchas que podem ser suspeitas de hanseníase, dando os necessários encaminhamentos para confirmação do diagnóstico.

Dessa forma, são enviados os materiais educativos (ficha de autoimagem) para serem preenchidos pelos pais. Em seguida, os alunos retornam com a ficha devidamente preenchida para a escola no prazo estipulado para que as ações de identificação da doença sejam realizadas.

Em 2016, também foram realizadas três ações de busca ativa nos territórios de saúde (Santo Antônio, Grande Vitória e Alagoano), denominadas "Dia D da Mancha", para mobilização da comunidade e orientação dos profissionais.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que afeta, principalmente, a pele e os nervos, podendo causar incapacidades físicas permanentes. Os principais sintomas são manchas ou áreas com diminuição ou ausência de sensibilidade (áreas dormentes).


Voltar ao topo da página