Notícias

Serviço de castração de cães e gatos realiza 4.113 procedimentos em quatro anos

Publicada em 12/04/2017, às 12h11 | Atualizada em 12/04/2017, às 12h11

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Doação de Cães e Gatos - Praça dos Namorados
Moradores podem solicitar a castração de seus cães através do Fala Vitória 156, mas há critérios a serem obedecidos

Possibilitar o controle de natalidade de cães e gatos, principalmente em áreas de risco social e maior população de animais, é uma das metas do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) de Vitória. Em quatro anos, 4.113 procedimentos foram realizados no bloco cirúrgico do Serviço de Castração Animal, no espaço do CVSA ou por contrato com clínica veterinária.

O serviço da Prefeitura de Vitória é gratuito e os animais ainda recebem microchip para identificação e acompanhamento. Só em 2016, mais de 1.300 cirurgias foram realizadas, após a ampliação do bloco cirúrgico, em maio do ano passado, na sede do Centro de Vigilância. Nos primeiros três meses deste ano, foram registradas outras 189 cirurgias de castração. 

Critérios

O serviço funciona na sede do CVSA, no bairro Resistência, e pode ser solicitado pelo Fala Vitória 156. Mas há critérios. Para solicitar a castração de um animal, a pessoa precisa ser maior de 18 anos e apresentar CPF, RG e comprovante de residência.

“Atualmente, as castrações são realizadas em regiões de áreas prioritárias como Grande São Pedro, Santo Antônio e Maruípe (áreas de risco social e maior população de animais). Após a solicitação do morador, o setor de controle animal entra em contato com o munícipe para agendar reunião preparatória, que envolve uma palestra sobre os cuidados pré e pós-operatórios do animal. A partir dessa reunião, a cirurgia de castração do animal é marcada entre 15 a 30 dias depois”, explica a veterinária Renata Bessa.

CVSA

Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Prefeitura estimula a guarda responsável de animais através das feiras de adoção, que acontecem mensalmente

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) tem como objetivo garantir a saúde pública e o controle de zoonoses. Uma das ações envolve o controle populacional de cães e gatos e estimular a posse responsável dos animais domésticos. Mensalmente é realizada Feira de Adoção de Animais sob a guarda do CVSA. Só no ano passado, foram adotados 164 cães e gatos.

“Todos os animais colocados para adoção passam por avaliação e cuidados veterinários e são entregues castrados (a partir de seis meses de idade), vermifugados e vacinados. Os filhotes menores têm a garantia de serem castrados posteriormente”, ressalta Renata.

A sede do CVSA funciona também como posto de vacinação antirrábica, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na rua São Sebastião, s/nº, em Resistência (veja no mapa).

Castração em números
2013 – 852
2014 – 534
2015 –1.233
2016 – 1305
2017 –189
Total – 4.113


Voltar ao topo da página