Notícias

Semus faz abordagens sobre infecções sexualmente transmissíveis no Ifes

Publicada em 17/10/2017, às 18h54

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Semana Tecnológica no Ifes
Profissionais da Semus orientam jovens sobre a prevenção a infecções sexualmente transmissíveis
Divulgação Semus
Semana Tecnológica no Ifes
Dinâmica "Edredom Grande Irmão" permite que jovens conversem sobre sexualidade sob um lençol

Durante a I Semana Tecnológica no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) participam do evento em estandes tirando dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), tabagismo, saúde bucal, entre outros assuntos.

No local, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicóloga e técnicos de higiene bucal conversam com alunos de várias idades. "Abordamos os jovens com o objetivo de sensibilizá-los em relação aos cuidados com a saúde e à prevenção de problemas", explica a diretora da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, Karla Kristina Teixeira.

Entre as abordagens da equipe, a técnica do "Edredom Grande Irmão" foi uma das mais procuradas. A dinâmica consiste em cobrir um grupo de até 15 jovens com um lençol, simulando um edredom, e sob ele, todos podem perguntar e tirar dúvidas sobre sexualidade e IST´s.

"Essa dinâmica permite um momento intimista, no qual o jovem se sente seguro para perguntar qualquer coisa sobre sexo e prevenção de infecções. Isso ajuda muito nosso trabalho de orientação à saúde sexual para os jovens", explica o diretor do Centro de Referência do IST/AIDS de Vitória, Lauer Marinho Sardenberg.

A equipe de saúde da Semus e estudantes de Enfermagem da Faculdade Novo Milênio permanecerão nos estandes durante a I Semana Tecnológica do Ifes até sexta-feira (20). A expectativa é de que mais de mil pessoas sejam abordadas durante o evento.


Voltar ao topo da página