Notícias

Semmam faz campanha sobre guarda responsável de animais

Publicada em 13/03/2019, às 15h40 | Atualizada em 14/03/2019, às 14h42

Por Regina Freitas, com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira
Inauguração Pracão na Praça Nilza Mendes em Jardim Camburi
Campanha fará abordagem educativa dos tutores de animais nos espaços Pracão de Vitória
Divulgação Semmam
Logomarca da campanha Guarda Responsável de Animais Domésticos

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, realiza a partir desta quinta-feira (14) uma nova campanha educativa para Guarda Responsável de Animais Domésticos. As ações acontecerão nas praças Pracão em Vitória e contam com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Nesta quinta, das 18 às 21h, educadores ambientais, servidores das gerências de Bem-Estar Animal e de Educação em Saúde Ambiental, e do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) estarão nos espaços Pracão de Jardim da Penha e de Jardim Camburi para realizar abordagem educativa. A campanha tem o intuito de sensibilizar os tutores de animais sobre a importância do uso das coleira e guias, bem como do recolhimento dos dejetos dos seus pets.

No sábado (16) as equipes estarão no Pracão do Atlântica Parque, em Camburi, e no do Parque Pianista Manolo Cabral, na Praia do Canto, das 8 às 11h.

Projeto  

O projeto é desenvolvido desde julho de 2017 pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e tem como objetivo visa sensibilizar a população, em especial, tutores de animais, sobre guarda responsável e uso de guias e coleiras. 

Todo animal ao ser conduzido em vias e logradouros públicos deve, obrigatoriamente, usar coleira e guias adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar seus movimentos.

Normas

Ao sair para passear com seu animal, o tutor deve obrigatoriamente levar algum recipiente adequado (por exemplo, sacola plástica) para coletar as fezes e descartá-las em local apropriado. Além das fezes é necessário que os animais urinem em locais adequados.

A lei Municipal 8121/2011, que estabelece norma para Guarda Responsável de Animais Domésticos, trata de questões relacionadas ao trânsito de animais em áreas públicas e obrigatoriedade da coleta das fezes do animal pelo seu tutor, cabendo inclusive multa

Pracão 

O Pracão é um espaço exclusivo para convivência dos animais domésticos. Neles, os cães contam com brinquedos específicos. O espaço é cercado e separa os pets das crianças, evitando relações conflituosas e organizando o local.
Passear com seu animal de estimação é um momento de muita importância para o bichinho e seu tutor. E a criação desses espaços de convivência é importante para o bem-estar dos animais.

O Pracão é uma experiência que deu certo, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain. Hoje Vitória conta com seis espaços Pracão situados nos bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia, Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro e Enseada do Suá. 


Voltar ao topo da página