Notícias

Semmam faz abordagens educativas sobre o período de andada dos caranguejos

Publicada em 19/01/2017, às 16h14

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito


Divulgação Semmam
Andada do caranguejo
Educadores ambientais farão abordagens nos quiosques das praias de Vitória
Divulgação Semmam
Andada do caranguejo
Equipes da Semmam abordarão comerciantes para falar da importância de respeitar o período de andada do caranguejo

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizam, a partir desta segunda-feira (23), abordagens educativas para sensibilizar a população sobre a necessidade de respeitar os períodos de andada do caranguejo-uçá. O primeiro será entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Ao todo, 10 educadores visitarão estabelecimentos comerciais, restaurantes e colônias de pescadores.

Nesta segunda (23), os trabalhos de abordagens acontecem nos equipamentos públicos da Grande São Pedro, como unidades de saúde, praças e outros órgãos, assim como na Grande Goiabeiras, na terça (24). Na quarta (25), as equipes visitarão as peixarias e a colônia de pescadores da Praia do Suá. Na quinta (26), será a vez dos quiosques da Curva da Jurema e de Camburi e, na sexta à noite (27), bares e restaurantes que comercializam caranguejo.

"Durante o período da andada do caranguejo, é proibido comercializar e ter em estoque os crustáceos, sob qualquer pretexto. Não é permitido o comércio de forma alguma, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como era costume de alguns estabelecimentos em outros anos. Por isso, estamos atuando de forma educativa neste primeiro momento, pois seremos rigorosos no cumprimento da legislação ambiental", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

As ações de educação ambiental, monitoramento e fiscalização são realizadas durante todo o período de andada em Vitória. Quem for flagrado capturando ou comercializando o animal será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades previstas na legislação. Denúncias podem ser feitas no Fala Vitória 156. 

Períodos de andada

1ª andada: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
2ª andada: 27 de fevereiro a 5 de março
3ª andada: 28 de março a 3 de abril

Reprodução

Na andada, o crustáceo faz o acasalamento e desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado. Neste período é proibido capturar, manter em cativeiro, fazer o transporte, beneficiamento e o armazenamento e comercializar o caranguejo uçá.


Voltar ao topo da página