Notícias

Seminário sobre educação a distância aborda avanços da modalidade

Publicada em 28/11/2014, às 16h54

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
I Seminário de Educação à Distância - Consolidação da EAD no Município de Vitória
Seminário de Educação a Distância foi realizado no Polo UAB Vitória
André Sobral
I Seminário de Educação à Distância - Consolidação da EAD no Município de Vitória
Maria José Campos Rodrigues falou sobre os benefícios da educação a distância

A Educação a Distância (EaD) vem cumprindo um papel fundamental para o aprimoramento de profissionais, uma vez que essa ferramenta traz novas possibilidades de aprendizagem por meio dos meios tecnológicos, democratizando o acesso ao conhecimento e ampliando as oportunidades de trabalho. Essa temática foi o foco, nesta sexta-feira (28), do I Seminário de Educação a Distância, no Polo UAB Vitória (Universidade Aberta do Brasil), em Tabuazeiro.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, abriu o evento citando a dificuldade da locomoção dos professores, já que grande parte dos profissionais possui três vínculos ao mesmo tempo, entre estudo e trabalho. "Os professores da rede municipal de Vitória têm apontado isso nos processos formativos, daí a opção pela educação continuada a distância", disse.

Maria José Campos Rodrigues, representante do Centro Acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), falou sobre as dificuldades da implementação da educação a distância na capital. "No ínício, havia receio a respeito da implementação de cursos de gradução na modalidade de ensino a distância no Polo UAB de Vitória. Por isso, aqui existiam apenas especializações, porque isso poderia representar concorrência com as demais unidades de ensino. Com o tempo, chegou-se a um consenso que a proposta era completamente diferente, pois os interessados nos cursos são trabalhadores que querem um tempo para estudar, sendo este, no seu espaço", explicou.

Essa vertente da educação continuada a distância vem crescendo e, além da graduação, o Polo UAB oferece cursos de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação e, em breve, a qualificação de mestrado. Professores da rede de ensino de Vitória falam que, cada vez mais, é preciso utilizar ferramentas da tecnologia a distância, já que a questão presencial dos estudantes é sempre um desafio muito grande.

UAB

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Governo Federal que integra universidades públicas e oferece cursos de nível superior por meio da metodologia da educação a distância.

Em funcionamento desde 2007, o Polo UAB Vitória conta com dois laboratórios de informática com 40 computadores no total, sete tutorias presenciais para atendimento individual ou pequenos grupos, uma sala multiuso, biblioteca e auditório para 120 pessoas.

Toda essa estrutura é para atender os alunos no decorrer dos cursos de graduação, de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento, prioritariamente na área da educação.

Além disso, a nova unidade do Polo UAB Vitória conta com a certificação "Apto", concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). O polo funciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Eunice Pereira Silveira, situada à avenida Cel. José Martins Figueiredo, nº45.


Voltar ao topo da página