Notícias

Semana Nacional do Trânsito terá ações para motoristas, pedestres e crianças

Publicada em 17/09/2018, às 15h55 | Atualizada em 17/09/2018, às 16h57

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave
Faixa de pedestres em frente a Rodoviária de Vitória
Motoristas e pedestres serão conscientizados sobre a importância do respeito às faixas

Uma série de atividades vai marcar a Semana Nacional do Trânsito, que começa nesta terça (18) e vai até o dia 25. Haverá palestras para crianças e idosos, abordagens a motoristas e ciclistas e orientações a pedestres.

Trata-se de uma ação conjunta entre Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), através da Gerência de Educação para o Trânsito, Guarda Municipal e secretarias municipais de  Educação (Seme) e Saúde (Semus), com apoio do projeto Vida no Trânsito.

A programação teve início nesta manhã, quando alunos da rede municipal de ensino participaram do circuito Transitolância, que é uma miniatura de cidade com carrinhos, ruas e semáforos, em que as crianças são orientadas sobre a travessia na faixa de pedestres, o sentido de cada sinal luminoso do semáforo e o respeito às normas de trânsito.

Nesta tarde, idosos do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz tiveram uma palestra sobre mobilidade urbana. 

Terça 

Nesta terça (18), o circuito Transitolândia foi montado para os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alves de Melo, em Nova Palestina, das 14 às 16 horas. 

Das 16 às 17 horas, haverá uma intervenção em São Pedro, na altura do supermercado Ovelha. Às 18h30, alunos da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, terão uma palestra sobre mobilidade urbana. 

Quarta 

Na quarta (19), às 16h30, motoristas e pedestres serão conscientizados sobre o respeito às faixas em frente à Emef Maria José Costa Moraes e ao Cmei Georgina da Trindade Faria, em São José.

Às 18 horas, uma intervenção na saída da praça Costa Pereira (Centro) e na chegada da praça de Goiabeiras vai tratar da eficiência dos diferentes modais.

Quinta

Às 10 e às 15 horas, alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/campus Vitória) vão abordar motoristas e pedestres em frente à unidade, em Jucutuquara. 

Às 18h30, alunos da EJA da Emef Neusa Nunes, em Nova Palestina, terão uma palestra sobre direção defensiva para os ciclistas.

Sexta

Às 15 horas, ciclistas serão conscientizados sobre o uso das calçadas, onde a prioridade é dos pedestres, na região das vias Rio Branco e Chapot Prevot, na Praia do Canto.

Sábado

Das 9 às 11 horas, haverá uma intervenção sobre faixa de pedestre e comportamento seguro para motoristas na Vila Rubim, em frente ao supermercado Extrabom. 

Segunda

Das 7h30 às 8h30, funcionários da empresa Metal Vix (Vale) terão uma palestra sobre segurança no trânsito. Das 16 às 18 horas, haverá uma ação educativa na faixa verde da avenida Marechal Campos, no Bairro de Lourdes.

Das 14 às 16 horas, pessoas serão conscientizadas sobre o uso da faixa de pedestres no trecho entre a Emef Eber Louzada Zipinotti até a praça do Epa.


Voltar ao topo da página