Notícias

Semana do Meio Ambiente: workshop trata do descarte correto de resíduos sólidos

Publicada em 05/06/2017, às 18h35 | Atualizada em 06/06/2017, às 17h44

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito


Amilton Freixo de Brito
Workshop da semana do meio ambiente
Amilton Freixo de Brito
Workshop da semana do meio ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, foi realizado nesta segunda-feira (5), na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (ETSUS), o workshop "Vitória, Cidade Limpa".

Durante o evento, que foi totalmente organizado por técnicos e educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), foram tratados assuntos como a política nacional de resíduos e a necessidade de projetos educacionais envolvendo a educação ambiental e a construção coletiva de um projeto com foco em resíduos sólidos.

Projetos educacionais mais efetivos podem contribuir para mobilizar a população para o descarte correto de resíduos, para maior adesão à coleta seletiva e melhoria da qualidade de saúde ambiental da cidade.

O workshop contou com a participação de 130 inscritos de várias secretarias da Prefeitura de Vitória, alunos da Faesa, representantes da Marinha do Brasil e das associações de catadores Amariv, Amarv e Ascamare.

A ação é fruto de uma parceria entre a Semmam, através da Gerência de Educação Ambiental, com as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Seme), e Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), contando com o apoio do Instituto para Desenvolvimento do Empreendedorismo do Estado do Espírito Santo (Sindimicro).

A realização do workshop irá contribuir com proposições de abordagens pedagógicas e metodologias para o projeto de Educação com Foco em Resíduos Sólidos, intitulado "Vitória, Cidade Limpa".

Participação da população

Uma boa política de gestão de resíduos se faz com a adesão e participação da população, que deixa de ser apenas consumidora de serviços públicos para atuar como corresponsável da construção de um ambiente saudável e promoção de melhor qualidade de vida.

No foco das questões ambientais, está a necessidade urgente de estimular nossas comunidades para incorporar valores e atitudes socioambientalmente adequadas, visando promover a sensibilização para conservação, recuperação, melhoria do meio ambiente e consequentemente da qualidade de vida.

Amilton Freixo de Brito
Workshop da semana do meio ambiente
Amilton Freixo de Brito
Workshop da semana do meio ambiente

Voltar ao topo da página