Notícias

Semana do Bebê: unidades recebem ações de incentivo ao aleitamento materno

Publicada em 01/08/2014, às 14h37 | Atualizada em 01/08/2014, às 16h50

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Prefeito Luciano Rezende, mães e profissionais da saúde abriram a Semana do Bebê na maternidade Pró-Matre
Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Mães prestigiaram a abertura da Semana do Bebê e foram orientadas sobre os cuidados com os recém-nascidos

Ao som do chorinho dos bebês, foi aberta nesta sexta-feira (1º) a I Semana do Bebê, na Pró-Matre. As mães receberam certificados e kits com álbum e camiseta do bebê da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e lembrancinhas da maternidade.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, externou a alegria de estar no local. "Essa maternidade está na minha história, quando fui acadêmico de Medicina, e ela continuará tendo todo apoio para que possamos melhor atender essa criançada linda que irá encher de esperança a nossa cidade. A Pró-Matre é uma maternidade referência no Estado e, principalmente, para o município de Vitória".

Ele também falou da importância da amamentação e das ações da Semana do Bebê. "A Semana do Bebê com o foco na amamentação atende a um anseio para que nossa cidade seja referência muito positiva para a chegada dos nossos novos moradores. Tenho dois filhos, que foram amamentados, e é do que a criança precisa. É importante reforçar que o alimento do bebê é o leite materno", ressaltou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Daysi Behning Koehler, também falou da importância do aleitamento materno. "Sou mãe e amamentei minha filha no período de um ano e meio com o leite materno. Ele é um alimento completo para os bebês e os pais precisam incentivar e ajudar as mães".

Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Prefeito cumprimentou mães e entregou as lembranças voltadas para a Semana do Bebê
Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Mães receberam kits com álbum e camiseta do bebê

Cantinho

Para reforçar o tema, 28 unidades de saúde (US) de Vitória estarão com vasta programação durante a Semana do Bebê. Com a inauguração do "Cantinho da Amamentação", nesta segunda-feira (4), às 8 horas, e distribuição de lembranças com o tema "Eu adoro o leitinho da minha mãe", a US de Jabour inicia as ações comemorativas. O objetivo é estimular o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.

E, para incentivar as famílias do território, além do lanche que será servido, outras atividades estão programadas para esta segunda, como apresentação de coral da terceira idade, pintura de rosto para as crianças, orientação sobre técnicas de amamentação e esgotamento da mama e distribuição de material educativo.

Atividades

Ao longo da semana, outras atividades estão programadas na US de Jabour: na terça-feira (5), cinema com pipoca e suco; na quarta-feira (6), palestra “Geração cárie zero”; na quinta-feira (7), roda de conversa com o tema "Afeto e sexualidade na gestação"; e na sexta-feira (8), atividade de relaxamento para as gestantes e puérperas. Ainda está programada uma visita à maternidade, com o objetivo de sensibilizar os pais para os procedimentos de internação para o parto. Veja a programação.

Além de Jabour, 27 unidades de saúde estão com programação para a Semana do Bebê, que tem o tema "Aleitamento Materno e primeira infância saudável: uma Vitória para toda a vida" e coincide com a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Veja a programação.

Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Prefeito Luciano Rezende destacou a importância do aleitamento materno
Divulgação Semus
Cantinho da Amamentação US de Andorinhas
Unidade de Saúde de Jabour vai ganhar o "Cantinho da Amamentação"

Voltar ao topo da página