Notícias

Segurança: Vitória tem queda crescente nos índices de violência

Publicada em 08/03/2018, às 19h04 | Atualizada em 08/03/2018, às 19h37

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Praia do Canto
Vitória é considerada a segunda capital mais segura do País, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Vitória é a segunda capital com o menor número de homicídios no País, segundo os dados do 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, que indicou uma redução de 31,8% no número de mortes na capital. No levantamento, divulgado no final do ano passado, a capital apresentou uma taxa de 14,2 assassinatos por 100 mil habitantes, ficando atrás somente de São Paulo (SP).

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública (página 58, tabela 21) reforça que, em 2015, Vitória atingiu o índice de 20,8 homicídios por 100 mil habitantes, número que reduziu para 14,2 em 2016. Os números são reforçados pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

Os dados vão de encontro à repercussão de veículos nacionais de imprensa acerca do ranking divulgado nesta semana pela organização de sociedade civil mexicana "Segurança, Justiça e Paz", que fez o levantamento das 50 áreas urbanas mais violentas do mundo.

Imagem divulgação
Pesquisa violência
Lista traz equívoco em relação à população de Vitória: número apresentado no levantamento se refere ao total de moradores da Grande Vitória

As reportagens incluem Vitória na lista, no entanto, os números divulgados se referem à Região Metropolitana da Grande Vitória. Tanto é que a população atribuída à capital (1.960.213 habitantes) é o quantitativo de moradores de todas as cidades juntas: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari. Veja ao lado. Veja aqui.

Ações

"Quando assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2013, a capital do Espírito Santo era uma das mais violentas do País, com 31 homicídios por 100 mil habitantes, tendo chegado a 37 no ano anterior. E nós tomamos isso como prioridade. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal, as medidas que tomamos com Guarda Municipal, Polícia Militar, as apurações de homicídios da Polícia Civil e o grande foco de ocupar a cidade com as famílias levaram Vitória ao patamar de segunda capital mais segura do País. Esses números precisam ser atualizados sempre nessas listas porque o índice de homicídios classifica a cidade", defendeu o prefeito Luciano Rezende.

Ele completou: "Vitória chegou a 14 homicídios por 100 mil habitantes em 2016. Os eventos em segurança pública que tivemos em fevereiro de 2017 fizeram o número subir um pouco, mas já há tendência de queda. Um homicídio não é motivo para comemoração, mas, em cinco anos, sair da capital mais violenta do País para a segunda capital mais segura é um feito e um grande avanço que nos motiva a trabalhar ainda mais em conjunto com todos os órgãos de segurança estadual, Justiça, Ministério Público, órgãos federais e toda a Prefeitura de Vitória para melhorar ainda mais a qualidade de vida e a segurança na nossa cidade".

Equívoco

"Os dados divulgados nos sites estão equivocados em relação a Vitória. O número de homicídios caiu na capital pois o município investe em ações que contribuem para a redução da violência. Podemos citar a Guarda 24 horas, o Botão do Pânico e o aumento do videomonitoramento. Temos desenvolvido uma série de ações para combater a violência, além do competente trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal", argumentou o secretário Municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.


Voltar ao topo da página