Notícias

Secretaria de Meio Ambiente intensifica fiscalização do ecossistema marítimo

Publicada em 16/02/2018, às 17h54

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Terceira Ponte
Fiscais intensificarão ações por mar após incidente

Fiscais da Gerência de Monitoramento e Ecossistema da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) intensificarão suas ações por mar a partir de um incidente na região da Ilha do Boi, onde uma mulher foi mordida por um animal na água.

O doutor em Oceanografia e mestre em Biologia da Semmam Flávio Nascimento Coelho analisou a situação e disse que existe uma grande possibilidade de ser uma moreia, que tem a característica de viver em regiões de pedras e teria sido atraída pelas vísceras de peixes que estavam sendo limpos à beira do mar.

Experiência

"Nos meus 25 anos atuando nessa área, posso dizer que não é comum a presença de tubarões nas águas da Grande Vitória", disse Flávio. Segundo ele, a população não precisa ficar alarmada. "Foi um evento isolado. A presença do sangue e das vísceras levou a esse acidente, mas via de regra, não somos presas de tubarão".

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, afirma que acompanhará as fiscalizações dos técnicos da Semmam e que, após a análise do caso, não há necessidade de alarme.

Alerta

Já Paulo Rodrigues, outro oceanógrafo da Semmamm faz um alerta: "É necessário que as pessoas não limpem os pescados na água. Esse é um comportamento desaconselhável, pois peixes predadores podem ser atraídos pelas substâncias das entranhas do pescado".

Ele completou: "Esse comportamento é muito observado por mergulhadores que usam resto de peixes para atrair peixes maiores. Na maioria dos casos, as moreias são as que aparecem com frequência nas margens de Vitória".


Voltar ao topo da página