Notícias

Secretaria de Meio Ambiente alerta para perigo de incêndios em época de estiagem

Publicada em 13/01/2017, às 13h02 | Atualizada em 13/01/2017, às 17h32

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Regina Freitas
Combate ao Incêndio em área de mata
População deve acionar Corpo de Bombeiros ou Fala Vitória 156 em caso de focos de incêndios florestais

Em época de estiagem, é maior o risco de incêndios e queimadas, pois é quando o fogo se espalha mais rapidamente. Diante desse cenário atual, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) faz um alerta: as pessoas não podem queimar lixo em casa, terrenos baldios e parques. 

A atividade é considerada crime ambiental, previsto na lei federal nº 9605/1988, e essa proibição vale também para área particular. Isso porque, ao fazer a queimada, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais, causando poluição e possíveis danos à saúde humana e animal, à flora e à fauna.

Técnicos da secretaria, principalmente os que atuam nos parques naturais, já foram capacitados para atuar em caso de focos de incêndio, mas é necessário que os moradores colaborem.

Perigo 

O secretário de Meio Ambiente e Serviços, Luiz Emanuel Zouain, lembra que, nesta época do ano, devido ao calor intenso, aos fortes ventos e à estiagem prolongada, aumenta a possibilidade de focos de incêndios florestais.

André Sobral
Pedra dos Dois Olhos vista do Parque Barão Monjardim
Pedra dos Olhos é um dos locais prioritários que estão recebendo monitoramento contra focos de incêndio

Ele ressalta que nos parques naturais, como Fonte Frande, Vale do Mulembá, Tabuazeiro e Gruta da Onça, além da Pedra dos Olhos, há servidores capacitados para atuar quando tomam conhecimento de focos ou fumaça, mas é necessário que a população colabore, não queimando restos de comida, plástico, papel, papelão, móveis quebrados, entre outros.

Prejuízos

Os incêndios causam prejuízos prejuízos materiais e colocam vidas em risco. Um simples cigarro acesso jogado pode causar um incêndio de grandes proporções. Se um munícipe vir um foco de fumaça ou fogo, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com o Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página