Notícias

Secretaria de Educação traça ações para coibir atos de vandalismo nas escolas

Publicada em 07/02/2018, às 15h59 | Atualizada em 07/02/2018, às 17h53

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Alan Rodrigues Costa
Reunião de secretária com diretores de escolas para tratar de vandalismo
Secretária Adriana Sperandio e diretores de escolas atingidas discutem ações para conter atos de vandalismo

Os espaços e equipamentos públicos espalhados pela capital são bens de todos os cidadãos. Por isso, conservá-los é um dever de gestores e moradores. Quando sofrem atos de vandalismo, acabam causando transtornos para quem os utiliza. 

Na última semana de janeiro, algumas unidades da rede municipal de ensino localizadas na Grande São Pedro foram vandalizadas. Telhados foram depredados e forros, calhas e estruturas de cobertura também foram danificados a poucos dias do início do ano letivo.

Chuvas

Culminando com as chuvas que atingem Vitória, os estragos geraram graves transtornos para estudantes e profissionais. Os danos provocaram goteiras e infiltrações em salas de aula, impedindo a realização de atividades para algumas turmas dentro da data prevista para o início do ano letivo.

A questão já está sendo tratada pelas equipes das escolas atingidas para que nenhum estudante seja prejudicado. Os trabalhos de reparo foram iniciados. Para a conclusão dos serviços, é preciso também que as chuvas cessem. Os serviços de recuperação dos telhados serão executados durante o período de Carnaval.

Alan Rodrigues Costa
Reunião de secretária com diretores de escolas para tratar de vandalismo
Encontros têm objetivo de discutir ações para não prejudicar o dia a dia de alunos e profissionais da Educação

Plano de ação com diretores

Para tratar do assunto, a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, reuniu-se com os diretores das escolas afetadas e equipe da Seme para traçar um plano de ação visando coibir atos de vandalismo no entorno dessas unidades.

Uma equipe de profissionais já está percorrendo as escolas acompanhando a situação e a realização dos serviços.

Rondas

Profissionais de vigilância estarão fazendo rondas extras nas áreas externas das unidades e a empresa que presta os serviços também irá realizar rondas motorizadas no entorno. Além dessas medidas, a Guarda Municipal também dará mais apoio à segurança das escolas.

Conselho de Escola

Os diretores das unidades também se reuniram com os Conselhos de Escola para definirem medidas que podem ser adotadas no ambiente da comunidade escolar, envolvendo estudantes, famílias e moradores, como campanhas de conscientização e ações educativas.

Melhorias recentes

No mês de dezembro de 2017, a Seme realizou uma série de ações de melhorias e manutenção nas unidades de ensino da capital. Foram feitos serviços como instalação de forro PVC, colocação de azulejos, pintura, substituição de telhas, correção de pisos e muitos outros. Os trabalhos ocorreram no período de férias escolares, justamente para não afetar o dia a dia de alunos e profissionais.


Voltar ao topo da página