Notícias

Saúde orienta viajantes onde buscar vacina contra a febre amarela em Vitória

Publicada em 12/01/2017, às 11h03 | Atualizada em 12/01/2017, às 12h02

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV
Vacinação contra a febre amarela
Pessoas que irão viajar devem procurar uma das 13 unidades de saúde que são referência na vacinação contra febre amarela em Vitória

Em função do período de férias, quando as pessoas viajam mais, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores de Vitória onde procurar a vacina contra a febre amarela.

Em Vitória, são 13 as unidades de referência. A vacina é ofertada somente para aqueles que vão viajar para áreas onde há circulação do vírus e onde há recomendação de vacinação. Quem for viajar para essas áreas deve se imunizar 10 dias antes.

As unidades de referência são: Bairro República, Consolação, Forte São João, Jabour, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, São Cristovão e US Vitória, no Parque Moscoso. Diante da maior procura, a vacinação, que era feita em dias alternados, passa a ser ofertada de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, a vacinação contra a febre amarela não faz parte do calendário base do Espírito Santo, porque o Estado não está entre aqueles aonde o vírus circula.

Além do Espírito Santo, estão fora da área de recomendação da vacina os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, e Rio de Janeiro.

Portanto, a indicação do público a ser vacinado segue orientação do Ministério da Saúde. Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas deve se imunizar.

A vacina contra a febre amarela é ofertada no calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país.

A Organização Mundial de Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina de febre amarela no calendário nacional, sendo uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para adultos uma dose com reforço único 10 anos depois. Veja as orientações

Febre amarela

A febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil, particularmente na região amazônica, mas também fora dela. Nos últimos anos, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país também foram acometidas com casos da FA.

O padrão temporal de ocorrência é sazonal, com a maior parte dos casos incidindo entre dezembro e maio, e com casos isolados ou surtos que ocorrem com periodicidade irregular, quando indivíduos suscetíveis entram em contato com locais onde existem os mosquitos transmissores da doença, que usualmente se alimentam do sangue de macacos. Isso ocorre com maior probabilidade em condições climáticas de elevada temperatura e pluviosidade, que favorecem a multiplicação desses insetos.


Voltar ao topo da página