Notícias

Saúde orienta moradores sobre novo morcego encontrado em Santa Lúcia

Publicada em 13/01/2017, às 15h43

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


A equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) localizou um novo morcego com resultado positivo para o vírus da raiva no bairro Santa Lúcia, na última terça-feira (10). 

O animal foi encontrado no hall de entrada de um edifício na avenida Reta da Penha durante a ação de bloqueio vacinal que ocorria em decorrência de outro morcego capturado no último dia 30 de dezembro no quintal de uma residência do mesmo bairro. A vacinação aconteceu em um raio de 500 metros ao redor da casa, abrangendo os bairros Santa Lúcia, Praia do Canto e Barro Vermelho.  Se algum morador tiver um cão não vacinado nessa região, deve ligar para o Fala Vitória 156.

Por conta do novo caso, a Equipe de Educação em Saúde do CVSA fará abordagens educativas em locais de grande movimentação, empresas, comércios e edifícios para divulgação das ocorrências e orientação da população local sobre os riscos da raiva, sobre a identificação de novos focos e medidas de proteção/prevenção.

"Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal (por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama ou à luz do dia que adentre residências), não toque no animal e ligue imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento", orienta a coordenadora técnica do CVSA, Clara Scarpati.


Voltar ao topo da página