Notícias

Saúde de Vitória promove qualificação para prevenir infecção por fungos

Publicada em 18/01/2017, às 12h53

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


No verão, o calor, associado ao aumento da umidade, aumenta a proliferação de fungos no ambiente que podem provocar infecções de pele, como a tinha, que são manchas vermelhas que ocorrem em várias partes do corpo por meio de contato com areia, solo, fezes de animais, entre outros.

Para orientar a população sobre como proceder para se prevenir, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está promovendo um curso de qualificação para identificação de fungos patogênicos, em parceria com a Etsus-Vitória.

O curso, iniciado na última segunda-feira (16), é realizado no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e terá carga horária de 80 horas, indo até o dia 21 de fevereiro.

Risco ambiental

Participam profissionais das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente para a detecção e prevenção da ocorrência de condições de risco ambiental que propiciem a existência de focos de Cryptococcus spp (encontrado em fezes de pássaros, principalmente pombos), Histoplasma spp (encontrados em fezes de morcego) e Dermatófitos (em solos, animais e pessoas infectadas com dermatofitose vulgarmente conhecida como tinha).

A equipe do Laboratório do CVSA realizará a identificação dos fungos encontrados no ambiente e, a partir daí, novas estratégias de orientação à população serão traçadas.


Voltar ao topo da página