Notícias

Saúde bucal: alunos da rede municipal têm atendimento odontológico na escola

Publicada em 17/05/2019, às 15h42

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação Saúde Bucal Faesa Semus
Estudantes de Odontologia realizaram levantamento da condição de saúde bucal dos alunos da Emef Paulo Reglus Neves Freire
André Sobral
Ação Saúde Bucal Faesa Semus
Parceria com a instituição de ensino superior visa promover a saúde bucal dos estudantes e prevenir a cárie

Melhorar a saúde bucal das crianças da rede municipal de ensino. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Programa Saúde Bucal, estabeleceu uma parceria com a Faesa para prestação de atendimento odontológico no ambiente escolar.

Na manhã desta sexta-feira (17), 40 alunos de Odontologia do centro universitário foram à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá, realizar o levantamento da condição da saúde bucal de diversos estudantes. O mesmo ocorreu no período vespertino, de forma a abranger todos os alunos da Emef.

"Estamos retomando uma parceria de sucesso com a Faesa que fizemos em 2018 para oportunizar o acesso dos alunos à saúde bucal no próprio ambiente escolar, com a utilização do tratamento restaurador atraumático (ART)", afirmou a cirurgiã dentista Simone Tinelli de Lima, referência da área técnica em saúde bucal da Semus.

Técnica

A atividade tem como pilares a promoção da saúde e a prevenção da cárie, com mínima intervenção e procedimentos educativos e preventivos.

Com o mínimo de ruídos, a técnica reduz a ansiedade e o medo do dentista e tem uma ótima aceitação pelas crianças por ser simples e rápida, sem anestesia e motores, usando apenas instrumentos manuais, realizando selamento de cavidades com ionômero de vidro.

Mas o trabalho não para por aí. Nos dias 30 e 31 de maio, a mesma equipe de alunos voltará à Emef para realizar a parte técnica do tratamento, contando com o reforço de quatro alunos americanos de Indiana que estarão realizando um intercâmbio com o centro universitário com o intuito de aprender as técnicas brasileiras.

"Nossa didática passa aos alunos um olhar humanizado para com os pacientes, de maneira a ver a necessidade da população. Hoje, aqui na escola, estivemos treinando esse olhar para com as crianças e realizando um levantamento da condição bucal de cada aluno. Nos próximos dias, voltaremos para realizar as ações com os que necessitam do tratamento", afirma a professora de Odontologia e coordenadora do projeto, Danielle Karla Garioli.

Resultados

De acordo com o cirurgião dentista Egidio Davilla Junior, chefe da área técnica em saúde bucal da Semus, o projeto “A ART(e) de cuidar de gente” trouxe resultados positivos e poderá acontecer semestralmente, constituindo uma medida eficaz em saúde publica.


Voltar ao topo da página