Notícias

Saúde alerta para o controle do mosquito neste período de calor e chuva

Publicada em 09/02/2017, às 10h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Maria Angela Siqueira


Diego Alves
Caixa d
Caixas d´água devem ser mantidas fechadas para evitar proliferação do mosquito

Com o calor e o anúncio de chuvas para o Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta a população para redobrar os cuidados de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Vitória disponibiliza dicas através do check list, que deve ser realizado pelo menos uma vez por semana dentro de casa, nos quintais e nos ambientes de trabalho, para quebrar o ciclo de evolução do mosquito e se proteger da doença.

"Com as altas temperaturas do verão, a dengue torna-se especialmente perigosa porque o calor e a umidade formam o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, seu agente transmissor. Mas não é necessário se desesperar. Com algumas medidas simples, você pode proteger sua casa e sua família”, ressalta o diretor do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Almeida.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, é essencial o envolvimento dos moradores nas ações de prevenção. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas. 

Para combater o mosquito, que também transmite Zika vírus e chikungunya, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue. O fumacê também tem papel fundamental nesse trabalho de prevenção.


Voltar ao topo da página