Notícias

Sarau Poético abre programação de aniversário da cidade e emociona o público

Publicada em 02/09/2015, às 18h56 | Atualizada em 02/09/2015, às 19h01

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Sarau Poético
O Grupo Gota, Pó e Poeira emocionou o público com o Sarau Poético "Invenção da Saudade",
Foto Divulgação
Sarau Poético
O espetáculo homenageou o escritor capixaba Fernando Tatagiba, reunindo poemas, contos e crônicas do autor.

A poesia e a emoção marcaram a apresentação do Grupo Gota, Pó e Poeira, com o Sarau Poético “Invenção da Saudade”, na noite de segunda-feira (1º). O evento aconteceu no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” e abriu a programação pelo 464º aniversário da cidade de Vitória.

O espetáculo é uma homenagem ao escritor Fernando Tatagiba e reúne poemas, contos e crônicas do autor capixaba. Na plateia, Silvio e José Tatabiga, irmãos de Fernando Tatagiba, que contaram passagens da vida do escritor.

Além dos familiares, a plateia que lotou o auditório do Mucane contou com a presença dos escritores Marcos Tavares, Saulo Ribeiro, Marta Samor, além de estudantes, educadores, artistas, e público em geral. O escritor Luiz Sergio Quarto destacou a qualidade da encenação. "Foi maravilhoso. O grupo soube valorizar de forma dramática e poética os textos do autor".

Biografia

Fernando Tatagiba nasceu em São José do Calçado, em 1946. Iniciou e interrompeu os cursos de Direito e Filosofia, para participar dos movimentos de literatura e cinema dos anos 60. Contista, poeta e trovador, publicou seus primeiros textos nos jornais "A Gazeta", "A Tribuna", "O Diário" e "O Debate", entre outras publicações e antologias.

Tatagiba ganhou muitos prêmios e deixou vários livros inéditos. Faleceu em 1988. Entre suas obras, destacam-se os livros “O sol no céu da boca”, “Invenção da saudade” e “Um minuto de barulho e dois poemas de amor”. 

Viagem pela Literatura

O sarau poético é uma das ações do projeto Viagem pela Literatura, iniciativa da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, para incentivar a prática da leitura por meio das atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos.


Voltar ao topo da página