Notícias

Sambas-enredo ganham "songbook" que será lançado no Mucane

Publicada em 20/04/2017, às 18h37

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Espírito Samba
Obra reúne importantes sambas e partituras das 14 agremiações que desfilam no Carnaval de Vitória
Divulgação Semc
Espírito Samba
Eduardo Lucas, entusiasta do Carnaval, disse que ideia de produzir o livro veio da dificuldade em achar partituras para as produções musicais capixaba

O Carnaval é uma das manifestações centrais da cultura brasileira, com destaque para os desfiles das escolas de samba. Na Grande Vitória, as agremiações ganham cada vez mais força, com desfiles cada vez mais bonitos e criativos. Mas o "coração" das escolas está em suas baterias e, em especial, nos sambas-enredo.

Com a proposta de reunir, em um mesmo lugar, importantes sambas das 14 agremiações que desfilam no Carnaval de Vitória, será lançado, nesta próxima quarta-feira (26), a partir das 19h30, no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), o songbook "Espírito Samba", organizado pelo maestro Eduardo Lucas.

A proposta, inédita no Estado, reúne em formato e-book - em PDF dentro de um DVD - partituras para o trabalho de uma série de compositores do samba capixaba. Além das partituras – com melodia, acordes e letra -, o livro apresenta um resumo histórico de cada uma das escolas.

"Fiquei surpreso com a quantidade e a qualidade dos sambas. Compor é uma dádiva divina, da qual sou desprovido, contudo, os compositores presentes no 'Espírito Samba' têm de sobra. Pensar que o samba-enredo não é criado livremente, ou seja, os compositores recebem uma sinopse do enredo e uma diretriz e baseiam-se nisso para fazer a sua arte", explicou Eduardo.

Projeto

Segundo o maestro, a ideia de produzir o livro veio da sua dificuldade em achar partituras para as produções musicais capixabas. "Com relação ao samba-enredo, que tenho um grande carinho, os registros em partituras dessas obras são raros. Foi então que fiquei entusiasmado em fazer um songbook que abarcasse todas as agremiações capixabas".

Para ele, o trabalho de criação do livro foi intenso e começou com as pesquisas, que contaram com, entre outras coisas, audição, leituras e uma série de entrevistas, até a transcrição e revisão das partituras.

"Outro fator que me deixou atônito é a lacuna literária que temos acerca do Carnaval do Estado. São pouquíssimos os livros que abordam o samba e o Carnaval capixaba como sua temática, evento que a cada ano mobiliza milhares de pessoas", disse Edu, que presta no livro homenagens ao pesquisador Hermógenes Fonseca e ao escritor e jornalista Lucas Monteiro, autor do livro “Carnaval Capixaba. Histórias, Honras e Glórias”.

Maestro

Eduardo Lucas é maestro da Banda Sinfônica Vale Música e da Jazz Band Vale Música. Iniciou seus estudos musicais no projeto social Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo e cursou música na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames). Atualmente, é aluno do mestrado Profissional em Música da UFRJ (PROMUS).

Apresentação

Como parte da programação do lançamento do livro "Espírito Samba", acontece o show do Diego Lyra Trio, que irá apresentar um show de sambas de diferentes épocas.

Lei Rubem Braga

O projeto “Espírito Samba”, de Eduardo Lucas, conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Serviço
Lançamento do songbook "Espírito Samba"
Quando: 26 de abril, quarta-feira, às 19h30
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” - avenida República, 121, Centro
Pocket show com Diego Lyra Trio
Preço do livro: R$ 20,00
Evento aberto ao público
Divulgação Semc
Espírito Samba
Divulgação Semc
Espírito Samba

Voltar ao topo da página