Notícias

Sábado terá feira de adoção de cães e gatos em praça de Jardim Camburi

Publicada em 20/06/2017, às 13h04 | Atualizada em 21/06/2017, às 10h17

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Deyvison Longui


Yuri Barichivich
Feira de Adoção
A feira de adoção acontece no próximo sábado, no bairro Jardim Camburi.
Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Para poder a adoção é necessário ser maior de 18 de idade

Está pensando em adotar um animalzinho de estimação? Saiba que isso pode ajudar você a lidar com os fatos importantes da vida. Uma boa oportunidade é visitar neste sábado (24) a edição deste mês da Feira de Adoção de Cães e Gatos, na Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi. A ação será das 9 às 13 horas.

“Ao adotar você não ajuda só a si mesmo, como também a sociedade. Pois com a adoção você colabora na diminuição do abandono e ajuda a combater os maus-tratos. Por isso, saiba que nunca é tarde para adotar”, observa a auxiliar de veterinária do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) de Vitória, Tany Alvarenga e Souza.

A auxiliar de veterinária lembra que ter um animalzinho de estimação exige cuidados e responsabilidade, mas destaca que o trabalho é pequeno perto dos benefícios que eles trazem. “Alguns estudos comprovam que a relação entre os animais e o homem é capaz de fortalecer laços familiares, amizade, além de trazer benefícios à saúde tanto física quanto mental”, aponta.

Para adotar um dos bichinhos é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG,CPF e comprovante de residência.

Confira as opções na feira deste sábado:

Doce de Leite: Fêmea, porte médio, adulta, sem raça definida (SRD), vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Lasanha: Fêmea, porte pequeno, adulta, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Benja: Fêmea, porte médio, adulta, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Genovia; Fêmea,porte médio, adulta, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Nega: Fêmea,porte pequeno, adulta, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Pretinho: Macho,porte médio, adulto, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Lola: Fêmea, porte médio, adulta, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
· Lilica: Fêmea, porte médio, adulta, SRD, vacinada (V10 e Rábica), vermifugada, castrada e microchipada.
. Felinos: Filhotes de aproximadamente 60 dias de vida, vermifugados, vacinados (F4 e rábica).

 Serviço

O CVSA é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde que realiza ações de prevenção e controle de doenças causadas ou transmitidas por animais. O setor também atua na promoção da saúde e educação da população, orientando os moradores sobre o que são as zoonoses e as formas de evitá-las.

O horário de funcionamento para visitação do canil e vacinação antirrábica é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Canil - de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, exceto feriados. Endereço Rua São Sebastião, s/n, Resistência, Vitória.

Histórico

Em 2007, o município foi objeto de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, que tinha como principal solicitação proibir o controle de animais por meio da eutanásia.

Naquela época, o recolhimento e eutanásia eram praticados de forma indiscriminada e era uma recomendação do Ministério da Saúde. Pouco tempo depois, na esfera municipal, foi publicada a Lei municipal 8.121/2011, que em seu artigo 23 proíbe o uso da eutanásia para controle populacional.

Assim, frente às mudanças de valores da sociedade, fez-se uma reflexão interna no setor da saúde sobre a metodologia adotada para controle de cães e gatos para o controle de zoonoses, bem como a respeito da responsabilidade da administração para com os animais nela mantidos, de forma que o recolhimento não poderia mais se dar sem qualquer critério.

Mas, recentemente, o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 1.138/2014, a qual tem se apresentado como instrumento norteador as ações do CVSA, a fim de atuar conforme a natureza preconizada para uma unidade de controle de zoonoses, bem como garantir a manutenção e cuidados básicos dos animais recolhidos sob a guarda do Centro.

“Nossa equipe trabalha de forma a incentivar a guarda responsável, associado ao controle reprodutivo dos animais, ou seja, a esterilização de machos e fêmeas, por meio do serviço de castração animal, como método oficial de controle populacional”, explica a auxiliar de veterinária.

Todos os animais recolhidos no CVSA são submetidos a uma avalição médica veterinária, tratamento, vermifugação, vacinação e quando maior de 6 meses de idade são castrados, microchipados e liberados para adoção, após ressocialização.


Voltar ao topo da página