Notícias

Roubo e furto de veículos: Vitória registra queda de 39,5% no primeiro semestre

Publicada em 09/07/2019, às 18h09 | Atualizada em 09/07/2019, às 19h02

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião GGIM
Prefeito Luciano Rezende recebeu representantes de forças de segurança do Estado durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Diego Alves
Reunião GGIM
Secretário Fronzio Calheira fez um balanço dos crimes contra o patrimônio e de roubo e furto de veículos nos seis primeiros meses de 2019

Em reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), nesta terça (9), no Palácio Municipal, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, fez um balanço dos crimes contra o patrimônio e de roubo e furto de veículos nos seis primeiros meses de 2019 na capital. Em comparação com o ano passado, houve redução nos dois casos.

De janeiro a junho deste ano, os casos de roubo e furto de veículos tiveram queda de 39,5% em comparação com o mesmo período de 2018. Já a redução dos crimes contra o patrimônio foi de 9,5%. 

"Esses números refletem uma realidade hoje no município de Vitória, que já há muitos anos não carrega o título de cidade violenta", disse o prefeito Luciano Rezende.

Cerco Inteligente

Calheira destacou que a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, realizada em abril de 2018 pela Prefeitura de Vitória, foi um dos fatores que levaram a essa redução, mas também enfatizou a importância do trabalho preventivo da Guarda Municipal e das demais forças de segurança.

"É importante destacar que essa redução é fruto de uma parceria da Guarda Municipal de Vitória com a Polícia Militar e a Polícia Civil", disse o secretário.

Parceria

Representando a Polícia Militar, o tenente-coronel Giovanio e o capitão Vitor, comandantes do 1º Batalhão de Vitória e da 12ª Companhia Independente de Vitória, respectivamente, também apresentaram dados que apontam redução nos indicadores criminais na capital.

"Essas ações integradas da Polícia Militar com a Guarda Municipal, a parceria com o Judiciário e a Polícia Civil, além da implantação do Cerco Inteligente de Segurança, ajudam muito em nosso trabalho para reduzir esses indicadores", disse o tenente-coronel Giovanio.

Roubo de fios

O roubo de fios, um problema que nas últimas semanas trouxe transtornos à cidade, também foi pauta na reunião do GGIM. O delegado Márcio Braga, titular da Delegacia Regional de Vitória, disse que as pessoas flagradas cometendo esse crime têm ficado mais tempo presas.

"Essa mudança de atitude permite que o indivíduo que furta o fio fique mais tempo sob custódia do Estado, fruto de uma parceria da Polícia Civil com o Judiciário", disse o delegado.

"Após as prisões realizadas recentemente e os esforços das forças de segurança para coibir esse crime, tivemos uma redução nos casos e nos transtornos à população causados por esse tipo de crime", disse a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel.


Voltar ao topo da página