Notícias

Revista Exame: Vitória é melhor cidade com estratégia inteligente em saúde

Publicada em 18/08/2017, às 15h20 | Atualizada em 18/08/2017, às 16h06

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Samira Gasparini
Atendimento no PA da Praia do Suá
Rede Bem-Estar interliga toda a rede municipal de saúde, gerando informação em tempo real

Contando com um sistema que integra todos os equipamentos de saúde de Vitória, a capital ganhou destaque mais uma vez e ocupa o primeiro lugar no ranking por sua gestão inteligente em saúde, no âmbito da "Inovação em estratégias na área", segundo levantamento feito pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame desta semana.

O levantamento destacou os 50 municípios que mais inovaram e apresentaram resultados acima da média brasileira. Vitória foi a única cidade que apresentou nota acima de 4, com índice de desempenho de 4,099, em uma escala de 0 a 9 pontos.

“É uma notícia maravilhosa para todos que amam Vitória. Eu quero agradecer muito aos servidores, conselheiros, usuários que fazem a gestão compartilhada e inteligente no sistema de saúde de Vitória, que, acabou de ser avaliado como o melhor sistema. É motivo de muita alegria e estímulo para que a gente siga trabalhando para continuar vendo Vitória sempre em destaque no Brasil e no mundo", comemorou o prefeito Luciano Rezende.

É mais um bom resultado em pouco mais de dois meses. Em junho, o ranking Cidades Inteligentes e Conectadas (Connected Smart Cities), publicado também pela revista Exame, apontou Vitória como tricampeã em Saúde (2015, 2016 e 2017). 

Destaque

O destaque foi para a Rede Bem Estar, que, no ano passado, também venceu o Prêmio e-Gov 2016, na categoria "e-Serviços Públicos”.

"Com o prontuário eletrônico, é possível melhorar e qualificar o atendimento ao cidadão. Com o histórico do paciente, conseguimos acompanhar sua evolução e acessá-lo em qualquer serviço. Outra vantagem é que, com os dados digitalizados, fica mais fácil planejar ações e estratégias de saúde no município e enviar informações precisas para o Ministério da Saúde", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Integração

André Luiz Silva Sobral
Atendimento médico
Com o histórico do paciente no sistema, profissionais da Saúde conseguem acompanhar sua evolução e acessá-lo em qualquer equipamento da rede municipal

A Rede Bem Estar (RBE) é um software de gestão de saúde do município de Vitória desenvolvido pelos servidores municipais lotados na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI). Ela interliga os equipamentos de saúde (farmácias, laboratórios de análises clinicas, pronto-atendimento, unidades de saúde, consultórios odontológicos, centros de referência e centros de especialidades) em um único sistema.

Antes, a rede municipal enfrentava problemas como anotações ilegíveis, perda de documentos do paciente, rasuras e acesso indevido aos prontuários, além de dificuldade na geração de indicadores.

O objetivo do projeto foi unir no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) dados produzidos em formatos diversos (atestado, receita, radiografia e ultrassonografia) por diferentes profissionais e locais distintos.

A rede trouxe inúmeros benefícios para o cidadão e gestores municipais. São mais de 550 mil prontuários e cerca de 29 milhões de atendimentos registrados. Comparando-se o ano de 2008 ao de 2016, houve um aumento de mais de 65% no registro de produção.

Os atestados médicos emitidos pela rede de saúde do município incluem um QR CODE, permitindo que os documentos sejam validados quanto à sua autenticidade diretamente pela internet.

Para essa validação, pode ser utilizado um leitor de QR CODE comumente disponível nos aparelhos celulares (smartphones) ou acessando o endereço portalservicos.vitoria.es.gov.br/Atestado/ValidaAtestado.aspx), informando o número do atestado emitido.


Voltar ao topo da página