Notícias

Revisão do PDU: igrejas maiores em 43 bairros

Publicada em 17/08/2017, às 15h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Danielly Campos


Leonardo Silveira
Cerimônia de Casamento
Novo PDU prevê que as igrejas ocupem 80% da área do terreno

Os delegados do Encontro da Cidade, que votou a minuta do novo Plano Diretor Urbano (PDU), aprovaram a possibilidade de aumento na construção dos templos religiosos em 43 bairros de Vitória. A proposta de ocupação de 80% da área do terreno, ao invés do índice de 70% permitido na lei atual, foi a que recebeu mais pedidos no site Minha Vitória. Ela vale para lotes com mais de 600 m². 

Os defensores dessa sugestão alegam que, com templos maiores, a população será mais bem atendida em Estrelinha, Bela Vista, Santos Reis, Redenção, Conquista, Resistência, Santa Martha, São Benedito, Tabuazeiro, Gurigica, Ilha de Santa Maria, Romão, Forte São João, Piedade, Fonte Grande, Cabral, Quadro, Moscoso, Santa Clara, Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Santo Antônio, Inhanguetá, São Pedro, Condusa, São José, Ilha das Caieiras, Santo André, Nova Palestina, Goiabeiras, Maria Ortiz, Andorinhas, Penha, Itararé, Santos Dumont, Cruzamento, Praia do Suá, Jesus de Nazareth, Ilha de Príncipe, Grande Vitória, Universitário, Joana D’Arc, Santa Luíza.

Estacionamento e bicicletas

Foi aprovada também a isenção de vagas de estacionamento para igrejas com até 500 m² em toda a cidade. Outra novidade é a exigência de vagas de bicicletas nesses espaços - 1 vaga para cada 150 m² -, sendo parte disponibilizada em paraciclos em local de acesso público.

Além disso, até 5% das vagas de automóveis podem ser substituídas por vagas de motos, na seguinte proporção: para cada vaga de carro, duas de motos.

"Este foi um desejo expresso nas 220 sugestões de mudanças feitas à minuta do Plano Diretor Urbano. Os delegados entenderam que seria importante pela função social das igrejas fora do horário comercial", explicou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

A minuta do novo Plano Diretor Urbano será enviada pelo prefeito Luciano Rezende à Câmara de Vitória para aprovação em 30 dias. O Encontro da Cidade terminou com um balanço positivo: 17 sugestões feitas pelos moradores pela internet foram incorporadas à proposta de lei do município.


Voltar ao topo da página