Notícias

Revisão do PDU: 40 km² de áreas verdes para promover qualidade de vida

Publicada em 15/08/2017, às 12h34

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Danielly Campos


Diego Alves
Praça dos Desejos com mar ao fundo (Vista do Hotel Sheraton
Novo PDU propõe aumentar em 16,86 quilômetros quadrados as áreas verdes protegidas em Vitória

Referência por ser uma cidade arborizada, Vitória conta hoje com 23,43 km² de áreas verdes protegidas, ou seja, espaços não edificantes denominados Zona de Proteção Ambiental (ZPA). A proposta do novo Plano Diretor Urbano (PDU) é aumentar em 16,86 km² essa área, chegando a 40,29 km². Isso corresponde a 4.167 campos de futebol.

O PDU estabelece três tipos de ZPA. O primeiro grupo é o de espaços de proteção integral dos ecossistemas e recursos naturais, como as unidades de conservação e ilhas (Socó, Galhetas de Dentro e de Fora).

O segundo é o de áreas de conservação de ecossistemas naturais e ambientes criados, que podem ser usados para fins de pesquisa, turismo, educação ambiental e esportes. Um exemplo é o manguezal, a restinga, parques urbanos e as Ilhas do Fato, Pólvora e do Cal.

O terceiro é caracterizado por espaços de lazer e contemplação, como praças e a praia de Camburi. Todas as zonas citadas tiveram aumento de área. Entre elas, o aumento da área de restinga dentro do aeroporto de Vitória, da mata no final do bairro Jardim Camburi, nas imediações do Shopping Mestre Álvaro, entre outros.

Algumas novas áreas foram inseridas nesse zoneamento, como o campo de futebol de Andorinhas, a praça do Eucalipto, em Maruípe, a praça do bairro Universitário e o Parque Manolo Cabral, no Barro Vermelho.

"Garantindo a proteção desses espaços, preservamos nossa natureza e qualidade de vida", disse a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

  ZPA 1 ZPA 2 ZPA 3 Total
Legislação atual (em km²) 14,13 7,72 1,57 23,43
Proposta de novo PDU (em km²) 28,34 9,57 2,37 40,29

Voltar ao topo da página