Notícias

Reuniões do Plano Plurianual com comunidades começam dia 20

Publicada em 07/06/2017, às 11h26 | Atualizada em 07/06/2017, às 11h29

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Kennya Gava


Leonardo Silveira
Elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021
Etapas de elaboração do Planejamento Estratégico e PPA foram apresentadas à população no auditório da PMV
Leonardo Silveira
Elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021
Lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores conheceram o calendário do PPA

Lideranças de dezenas de bairros de Vitória estiveram, na noite desta terça-feira (7), no auditório da Prefeitura de Vitória, para a apresentação das atividades previstas e do calendário de reuniões com as comunidades para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.

A previsão é de que a primeira oitiva aconteça já próximo dia 20, na sala de reuniões da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação, no Palácio Municipal, em Bento Ferreira. Veja calendário.

Ao todo, serão realizadas cerca de 30 reuniões com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores, sendo a primeira com representantes dos bairros Ariovaldo Favalessa, Alagoano, Resistência, Santa Clara, Caratoíra, Santa Helena e Forte São João.

A etapa pública compartilhada é uma oportunidade para que a Prefeitura compartilhe com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extraia informações e absorva ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do PPA.

Leonardo Silveira
Elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021
Prefeito Luciano Rezende destacou que a gestão horizontal é importante para encontrar os resultados que a população espera da PMV
Leonardo Silveira
Elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021
Secretário Fabrício Gandini disse que as oitivas são importantes para saber exatamente o que deseja o morador de Vitória

Gestão horizontal

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, falou sobre a importância do PPA ser desenvolvido em conjunto com as comunidades. "Aqui vai ser delineado um mapa para que a gente possa encontrar os resultados que a população espera da gente. É nesse trabalho que vai sair o nosso plano de voo. Todo mundo sabe que eu desenvolvo um método de gestão horizontal, todos iguais, de diálogo permanente com a população e fazendo um esforço de colocar todos os moradores como prefeito. A gestão compartilhada tem essas etapas desde que nós assumimos a Prefeitura", explicou.

Responsável pela condução dos trabalhos, o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, apresentou as ações já realizadas até o momento. “A etapa das oitivas é importantíssima e, dentro de todo o planejamento, é o momento mais importante. Queremos sair desse momento sabendo exatamente o que deseja o morador de Vitória para a cidade, qual a cidade que a gente deseja daqui a quatro anos. Esse é o esforço de ouvir bastante e construir soluções".

Uma das lideranças presentes, Marcelo Cabral, do bairro do Romão, estava ansioso para o início das oitivas. "É bom poder discutir a cidade, saber o que nos aguarda no futuro. Poder democratizar essa discussão, poder incluir a periferia e participar da construção de uma cidade melhor. Fico feliz em saber que a nossa periferia também tem voz".

Etapas

O planejamento foi dividido em cinco etapas e pelo menos 90 dias serão dedicados exclusivamente ao trabalho de ouvir a população. As diretrizes estratégicas já traçadas são: uma cidade mais saudável, mais justa, mais feliz e mais humana, o que se traduz numa cidade inteligente.

Já no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

PPA

O PPA é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar, em conjunto das diretrizes, os objetivos e as metas previstas.

Kennya Gava
PPA
Liderança Marcelo Cabral disse que é importante a administração pública ouvir a população
Leonardo Silveira
Elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021
"Todo mundo sabe que eu desenvolvo um método de gestão horizontal, todos iguais", disse o prefeito

Voltar ao topo da página