Notícias

Restaurante Popular serve mil marmitas na reabertura

Publicada em 05/10/2015, às 14h48 | Atualizada em 04/11/2015, às 15h43

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
REABERTURA DO RESTAURANTE POPULAR
Restaurante Popular foi reaberto ao público nesta segunda-feira (5)
Diego Alves
Inauguração do Restaurante popular
Prefeito Luciano Rezende pegou uma marmita e almoçou ao lado dos munícipes

Trabalhadores, idosos, aposentados, estudantes e pessoas em situação de rua prestigiaram a reabertura do Restaurante Popular de Vitória, nesta segunda-feira (5). Foram mil marmitas servidas, no valor de R$ 1,00. No entanto, o local tem capacidade para vender até 2 mil refeições. 

No cardápio, salada crua e cenoura cozida, carne assada ao molho, feijão tropeiro, arroz e maçã (sobremesa). Os presentes ainda curtiram a apresentação de congo do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz. O restaurante vai oferecer uma atração cultural uma vez por mês.   

O estabelecimento foi fechado para obras no dia 9 de julho. O restaurante ainda passa por reparos e, para a devida higienização de pratos, talheres e alimentos, só serão vendidas marmitas, por recomendação da Vigilância Sanitária. Os pratos voltarão a ser servidos assim que as obras no sistema elétrico e hidráulico do estabelecimento forem concluídas.

Para agilizar a reabertura do espaço e o atendimento ao público, uma cozinha industrial foi alugada pela empresa que atende à Prefeitura.

Segurança alimentar

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, foi ao restaurante e almoçou ao lado dos munícipes. "O Restaurante Popular é um equipamento de segurança alimentar muito importante. Mesmo com muita dificuldade e com recursos próprios da Prefeitura, nós conseguimos reabrir o restaurante. Estamos fazendo reparos importantes para a estrutura do local, mas já conseguimos atender com a cozinha fora daqui para normalizar esse espaço, que tem grande importância social".

"Nesse momento de crise que estamos passando, a reabertura do Restaurante Popular é importante para combater a insegurança alimentar e garantir que as pessoas mais necessitadas tenham uma refeição digna com qualidade e com preço mais acessível", disse o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Delmaestro.

O restaurante continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 10 até a distribuição total das refeições, na rua Hermes Curry Carneiro, na Ilha de Santa Maria (próximo ao Centro de Referência da Juventude).

Economia

João Manoel Tavares, de 55 anos, contou por que decidiu almoçar no Restaurante Popular. "Como aqui principalmente por conta da economia. Ganho pouco e a comida aqui é boa e saudável. Fiquei feliz porque voltou".

Erico Edson Silva Correira, 49, disse que frequenta o local há muitos anos. "Gosto muito da comida. Com R$ 10, como vários dias aqui na semana. Meu dinheiro rende bem aqui".

O casal de idosos Zilda Peres da Silva, 82, e Aldamiro José da Silva, 85, também comprou a marmita. "Favorece muito ter marmita porque minha esposa não pode cozinhar. Está tudo muito organizado e limpo nesse ambiente", disse Aldamiro.

Felipe Roberto Rocha, 64, aprovou a marmitex. "Gostei mais de ser marmitex. Acho que ficou mais higiênico e rápido. A alimentação servida aqui é equilibrada e boa. O preço também favorece".

Serviço

Restaurante Popular de Vitória

Endereço: rua Hermes Cury Carneiro, Ilha de Santa Maria (próximo ao Centro de Referência da Juventude)
Telefone: (27) 3132-5288
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10 horas até a total distribuição das refeições

André Sobral
REABERTURA DO RESTAURANTE POPULAR
Erico Edson Silva Correira disse que gosta bastante da comida do Restaurante Popular
André Sobral
REABERTURA DO RESTAURANTE POPULAR
Aldamiro e Zilda prestigiaram a reabertura do Restaurante Popular de Vitória

Voltar ao topo da página