Notícias

Repartições municipais ganham bicicletários e incentivam o uso das bikes

Publicada em 24/10/2014, às 10h15

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tarcísio Costa


André Sobral
Bicicletário
Segurança Roneito Alves utiliza o paraciclo instalado no Palácio Municipal: "Uso a tranca e tenho maior segurança"
André Sobral
Vestiários
Servidores ciclistas contam com vestiários na sede da administração municipal

Servidores e munícipes ganharam um incentivo a mais para deixar o carro em casa e pedalar, adquirindo hábitos mais saudáveis e contribuindo para o meio ambiente e a mobilidade urbana. A Prefeitura de Vitória já implantou quatro bicicletários em prédios municipais.

Eles estão instalados no Palácio Municipal, nas secretarias municipais de Saúde (Semus) e Assistência Social (Semas), além do Parque Municipal Gruta da Onça, no Centro. Os equipamentos seguem o modelo de paraciclo de metal em forma de "U" invertido, que é o mesmo adotado no mundo inteiro

A administração municipal também reformou dois banheiros do Palácio Municipal para que sejam usados pelos servidores que optarem pela bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho.

Os banheiros, um masculino e um feminino, ficam no térreo, próximos ao estacionamento, e foram adaptados para serem vestiários, com chuveiros, armários e bancos, com todo o conforto para os servidores ciclistas. A entrega faz parte das comemorações do Mês do Servidor, comemorado em outubro.

Segurança

Há 14 anos, o segurança Roneito Alves se desloca de sua residência, em São Conrado, Cariacica, até o trabalho, na sede da administração municipal, de bicicleta. "Antes da instalação do bicicletário, eu precisava guardá-la junto a uma árvore ou poste. Agora, uso a tranca e tenho maior segurança".

Para a secretária municipal de Administração, Raquel Ferreira Drummond de Aguiar, as ações valorizam os servidores e os incentivam a buscar alternativas para a melhoria da qualidade de vida. "Com isso, a gestão incentiva o uso e o deslocamento por meio de bicicletas, proporcionando a melhoria na qualidade de vida e colaborando com o meio ambiente".

Ciclovias

Bem-estar, saúde e maior mobilidade são alguns dos benefícios do uso das bicicletas. A capital conta, atualmente, com quase 30 quilômetros de ciclovias e 17 km de ciclofaixas. A boa notícia para os ciclistas é de que novidades vêm por aí.

Ainda este ano, será entregue a via exclusiva para bicicletas ligando a praia de Camburi à praça dos Namorados, na Praia do Canto, num trecho de 600 metros passando pela ponte de Camburi.

O Centro Histórico também vai ganhar uma ciclofaixa. Ao todo, serão aproximadamente 800 metros de faixa exclusiva para ciclistas, a partir da avenida Elias Miguel e avenida Getúlio Vargas, percorrendo toda a extensão da calçada alta do Porto de Vitória.

Matéria relacionada

Ciclovias e ações garantem segurança e mobilidade a quem usa bike na capital

André Sobral
Ciclofaixa do Porto
Trecho em frente aos galpões do Porto de Vitória vai receber faixa exclusiva para ciclistas
André Sobral
Ciclofaixa que liga o Tancredão a Rua de Lazer
Bem-estar, saúde e maior mobilidade são alguns dos benefícios do uso das bicicletas

Voltar ao topo da página