Notícias

Relógio da praça Oito está em fase final do processo de restauro

Publicada em 12/12/2017, às 17h34

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Relógio da praça Oito
Relógio da praça Oito está na fase final de restauração

O relógio da praça Oito, um dos mais simbólicos monumentos de Vitória, está na fase de finalização do processo de restauro. A parte externa está com 95% da obra pronta. Já a parte elétrica está sendo reconstruída para receber a nova tecnologia do maquinário.

Com o trabalho finalizado, o relógio volta a exercer uma de suas principais características: tocar os primeiros acordes do hino do Espírito Santo. A previsão é que a entrega aconteça ainda neste mês.

"O relógio da praça Oito representa muito mais do que possa aparentar. Representa a história de uma cidade, de um centro histórico, de uma população que vê nele a própria identidade. É um monumento fundamental e popular. Justamente por isso, pertence a todos nós, habitantes de uma cidade que admira, respeita e ama aquilo que a define", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

O monumento está sendo restaurado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, o Instituto Goia e o Banestes, responsável por patrocinar os serviços de restauro da estrutura do relógio. A troca do maquinário será realizada pela Prefeitura de Vitória.

Estudos

Para o trabalho de restauro, foi necessário um estudo específico para identificar quais serão as técnicas usadas para a sua execução, que vão desde ações simples, como lavagem e pintura, ou mais detalhadas.

"O restauro é um serviço que precisa ser especializado e cauteloso na descrição dos procedimentos adotados em cada caso", explicou a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Patrícia Bragatto.

Patrimônio histórico

O relógio da Praça Oito foi instalado em 1942. Ele foi tombado como patrimônio histórico estadual e está sob proteção legal inscrita no Tombo Histórico.

Até a década de 1970, o relógio tocou a cada hora os acordes iniciais do hino do Estado do Espírito Santo, quando um defeito deixou o equipamento sem sua principal característica.

Em outubro de 2013, após quase 40 anos sem tocar os primeiros acordes do hino do Espírito Santo, o equipamento foi restaurado pela Prefeitura de Vitória. Três anos depois - no final de 2016 -, o aparelho foi danificado em função de oscilações na rede elétrica, queimando o drive do equipamento.


Voltar ao topo da página