Notícias

Rede Nacional de Leitura Inclusiva discute ações para a Região Metropolitana

Publicada em 11/06/2019, às 19h05 | Atualizada em 11/06/2019, às 19h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Rede de Leitura Inclusiva
Objetivo da rede é potencializar o acesso ao livro, à leitura e à literatura para pessoas com deficiência
Divulgação Semc
Rede de Leitura Inclusiva
Proposta do encontro é fortalecer e ampliar as ações da Rede de Leitura no território capixaba

Garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos espaços culturais, seus acervos e atividades é uma das metas do Plano Nacional de Cultura perseguidas pela Rede Nacional de Leitura Inclusiva/Grupo de Trabalho Espírito Santo (GT-ES).

Com o objetivo de potencializar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, sobretudo, para as pessoas com deficiência, o GT-ES se reúne nesta quarta-feira(12), a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Praia do Suá.

A Rede de Leitura Inclusiva é uma iniciativa da Fundação Dorina Nowil para Cegos, que estimulou a criação de grupos de trabalho em todo o território nacional voltados para a proposição de ações colaborativas, em rede, para democratizar o acesso ao livro e à leitura em formatos acessíveis.

O encontro, que é aberto ao público, debaterá os desafios da rede, definirá as prioridades para as ações
integradas do GT-ES na Região Metropolitana de Vitória e elegerá dois nomes de participantes que irão representar o grupo no II Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva, que acontecerá em agosto, em São Paulo.

Visita

Além disso, acontecerá uma visita guiada no espaço da Biblioteca Estadual, para que os participantes possam conhecer o espaço, o acervo em formato acessível e os serviços prestados para as pessoas com deficiência.

Alcance

"Este é o oitavo encontro do nosso Grupo de Trabalho. Em cada edição, fortalecemos e ampliamos as ações da Rede de Leitura no território capixaba. Municípios como Cariacica, Vila Velha e Vitória já estão presentes
nessa rede. Nosso objetivo é ampliar o alcance de nossas ações, inclusive, agregando outros participantes e cidades capixabas com a intenção de, juntos, promovermos práticas interdisciplinares a partir de recursos de tecnologia assistiva, em direção à acessibilidade cultural", comentou Lilian Menenguci, que é assessora técnica na Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e integrante da Rede de Leitura Inclusiva (GT-Espírito Santo).

Rede de Leitura Inclusiva

A intenção do projeto Rede de Leitura Inclusiva é mobilizar e estreitar o relacionamento entre agentes culturais, professores, pedagogos, educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil e aproximar a pessoa com deficiência do mundo da leitura.

O Grupo de Trabalho é aberto. Sua formação é constituída por colaboradores, inclusive pessoas com
deficiência, vindos, sobretudo, de dois grupos: aquele que lida com a educação de pessoas com deficiência, dentro ou fora da escola comum; e o que tem o livro e a leitura como elementos centrais de suas atividades, em quaisquer espaços.

Serviço
Encontro da Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo
Quando: quarta-feira (12), das 14h às 16h30min
Onde: Biblioteca Pública do Espírito Santo “Levi Curcio da Rocha”, na Praia do Suá, em Vitória.
Informações: 3132-2076
Aberto ao público

Voltar ao topo da página