Notícias

Rede Bem Estar: integração na rede de saúde e redução de custos

Publicada em 09/01/2015, às 15h01 | Atualizada em 09/01/2015, às 15h01

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Sistema de assinatura digital
Sistema de certificação digital possibilita a assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico de saúde

Software que interliga todos os equipamentos da rede municipal de saúde (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos e centros de referência e de especialidades) em um único sistema, a Rede Bem Estar colhe frutos.

Desenvolvido por servidores da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) e implantado em toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o projeto foi o vencedor, em dezembro de 2014, do prêmio Governarte 2014, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o trabalho "Implantação do prontuário eletrônico na rede de saúde de Vitória".

Atualmente, a Rede Bem Estar conta com mais de 450 mil prontuários e 17.145.000 registros de procedimentos. Vitória é a única cidade do Espírito Santo e uma das poucas no país a ter a saúde totalmente informatizada, garantindo informações mais seguras e em tempo real.

Sustentabilidade

Em termos de sustentabilidade, a implantação do programa permitiu a eliminação dos prontuários de papel, reduzindo custos de impressão, do próprio papel e de armazenagem, através do uso da assinatura digital.

Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros).

Serviços

Yuri Barichivich
Unidade de Saúde de Consolação
Dados dos pacientes da rede municipal ficam nos prontuários eletrônicos

A partir de 2013, a Rede Bem Estar passou a oferecer uma variedade de serviços, como avaliação do atendimento por meio de mensagens SMS (torpedo), gestão do agendamento de retorno de especialidade e atestados médicos que permitem validação através do uso de QR Code.

Além disso, destaca-se a integração com os prestadores de serviços, a exemplo dos laboratórios, que passaram a enviar os resultados dos exames em formato digital diretamente para o prontuário do paciente utilizando assinatura digital, tornando esse processo muito mais eficiente e ágil.

A tecnologia substituiu a necessidade de tokens físicos para armazenamento de certificados digitais, que agora são hospedados em um servidor com acesso em nuvem, pela intranet.

Atendimento

"O município passou a ter um retrato da população usuária dos serviços de saúde e o paciente teve uma melhora significativa na qualidade do atendimento, envolvendo não só a sala do médico, que tem acesso a todo o seu histórico, mas como todo o ciclo de atendimento, incluindo desde a marcação de consulta até a finalização dos procedimentos prescritos pelo médico", esclareceu o subsecretário de Tecnologia da Informação, Marcio Passos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, a certificação digital é a solução para a redução de custos com aumento de segurança tanto para o paciente como para os profissionais.


Voltar ao topo da página