Notícias

Rebaixamento de via amplia mobilidade de moradores do Romão

Publicada em 21/03/2017, às 15h28 | Atualizada em 21/03/2017, às 18h38

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Rebaixamento de Greide
Piso da rua José Martins da Silva foi rebaixado em até cinco metros, reduzindo a inclinação da rampa que impedia o acesso de veículos de grande porte
André Sobral
Rebaixamento de Greide
Obra vai permitir o acesso de caminhões e ônibus até o final da via

Uma importante obra de mobilidade vai mudar a vida das pessoas que residem na parte mais alta do bairro Romão. O piso da rua José Martins da Silva foi rebaixado em até cinco metros, reduzindo a inclinação da rampa que impedia o acesso de veículos de grande porte na principal via do bairro.

Com a conclusão da obra, caminhões e ônibus podem circular na via, que é o único acesso para 3 mil moradores do Romão a partir da avenida Vitória, passando pela rua Ormando Aguiar, no bairro Forte São João. Assim, ficará mais fácil o transporte de materiais de construção, mudanças, passagem de caminhões de entrega de eletrodomésticos e o acesso de ônibus até o final da rua.

O investimento, de R$ 4.418.960,11, é fruto de um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (Procidades).

Contenção

Além da intervenção no nível da rua, foram necessárias obras de contenção e guarda-corpos para garantir a estabilização das encostas escavadas. No total, foram 100 metros de intervenção na parte mais alta da via, de onde foram removidos 2,6 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a cerca de 430 caminhões de material.

Em paralelo à retirada da terra, aconteceram obras de contenção para garantir a estabilidade do terreno, sendo consumidos 340 metros cúbicos de concreto e 300 metros de tirantes de ferro. Para o novo piso da via, foi usado o concreto, totalizando 700 metros quadrados.

Interdição

Durante as obras, todo o leito da rua foi interditado para o acesso de veículos e até mesmo de pedestres. Passarelas provisórias foram montadas para travessia a pé. Nos sete meses de trabalhos, os moradores foram acompanhados por uma equipe de assistentes sociais, que deu o apoio necessário para minimizar os transtornos temporários que uma obra desse porte causa.

A equipe do Papo da Cidade também atuou na região para informar os moradores da obra e dos benefícios que ela irá trazer para a comunidade. 

Ocupação

A ocupação da área que compreende o bairro Romão iniciou-se em 1952, com o estabelecimento de algumas famílias de migrantes da zona rural do norte do Espírito Santo. Em 1963, com a vinda de migrantes do interior do Estado, houve o aumento acelerado e desordenado dos domicílios que se aglomeravam no morro. Posteriormente, com o aterro do manguezal, ocorreu a consequente valorização da área que foi loteada.

Os fatores que determinaram a formação do bairro foram a proximidade da área com o centro da cidade, além da facilidade com o transporte, pois, na década de 50, o bonde passava na avenida Vitória, importante via que interliga os bairros da zona norte com a região central.


Voltar ao topo da página