Notícias

Raiva: mais de 29 mil cães e gatos foram imunizados em Vitória

Publicada em 05/10/2017, às 15h24 | Atualizada em 05/10/2017, às 15h47

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Campanha de Vacinação contra a raiva
Campanha de vacinação antirrábica alcançou mais de 80% de cobertura em Vitória

Mais de 29 mil animais foram imunizados na campanha de vacinação antirrábica 2017 em Vitória. Com isso, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) alcançou a cobertura vacinal de 80,14% na capital.

A campanha, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até domingo (8), teve por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e também felina.

Para prevenir essa grave doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, todos os anos, a campanha de vacinação contra a raiva animal. Quando há casos de animais positivos para a raiva, geralmente morcegos, o CVSA realiza ações de bloqueios e alerta a população sobre medidas de prevenção e proteções necessárias.

Morcegos

Neste ano, foram identificados nove morcegos e um primata com o vírus positivo para a raiva em bairros de Vitória. A vacinação de cães e gatos é a principal medida de prevenção, e a vacina é gratuita.

A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados ou por meio de mordedura, arranhaduras ou lambeduras.


Voltar ao topo da página