Notícias

Raiva: equipes vacinam animais em Jardim da Penha e Praia do Canto

Publicada em 06/03/2017, às 14h46 | Atualizada em 07/03/2017, às 12h17

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação de cães contra raiva
Animais serão vacinados em ação contra a raiva nos bairros Jardim da Penha e Praia do Canto

Mais um morcego com vírus positivo para a raiva foi encontrado morto em Vitória. Desta vez, na rua Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha. Ele foi visto por uma moradora, que logo acionou o Fala Vitória 156 para retirada e encaminhamento para análise no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

Por conta desse novo caso, agentes de combate a endemias e auxiliares de veterinária do CVSA farão uma ação de bloqueio ao redor do local de foco, especificamente na área do bairro Jardim da Penha e alguns quarteirões de Pontal de Camburi, inseridos em um raio de 500 metros. O objetivo é vacinar todos os animais como medida preventiva para garantir o reforço na imunidade. A ação terminou nesta terça (7). 

Além dessa região, vias da Praia do Canto também receberão as equipes nos dois dias para fazer a vacinação de cães e gatos, nesta quarta (8), das 7h30 às 13h30. 

Balanço

Até o presente momento, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) diagnosticou quatro morcegos mortos com raiva. No entanto, não encontrou casos de raiva animal em cães e gatos. Desde a última quinta (2), quando teve início uma nova ação de bloqueio em Jardim da Penha, já foram vacinados 519 cães e gatos. 

"A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos, e pode ser transmitidas pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras e ou lambeduras. A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano”, explicou a médica veterinária do CVSA Renata Bessa.

O que fazer ao encontrar um morcego

Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal, como caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentre a residência, o morador não deve tocar no animal e precisa ligar imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.


Voltar ao topo da página