Notícias

Quadrilhas, comidas típicas e até fogueira nos "arraiás" da terceira idade

Publicada em 12/07/2018, às 08h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semas
Idosos dançam na festa junina do CCTI de Jardim da Penha
Centros de Convivência da Terceira Idade estão no ritmo das festas juninas. Evento agitou os idosos no espaço de Jardim da Penha
Divulgação Semas
Apresentação de teatro na festa junina do CCTI de Jardim da Penha
Festa de São João no CCTI de Jardim da Penha contou até com peça de teatro

O clima de festa junina domina os Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s) de Vitória neste mês de julho. Até o dia 27, os idosos vão se encontrar e se divertir com quadrilhas, comidas, bebidas típicas e até fogueira nos "Arraiás da Terceira Idade" das unidades de Jardim Camburi, Maria Ortiz e Centro.

A temporada foi aberta no CCTI de Jardim da Penha, no último dia 4. Com vestidos estampados e floridos, cheios de rendas e fitas, trancinhas ou maria-chiquinha no cabelo, as mulheres compareceram em massa ao "Arraiá da Copa".

Os cavalheiros também fizeram bonito, vestidos com calças remendadas, camisas quadriculadas, chapéu de palha e lenço no pescoço. O ritmo ficou por conta do grupo de percussão do CCTI e a festa contou ainda com uma peça de teatro.

Decoração

Os outros CCTI´s prometem a mesma animação. Os espaços estão decorados com bandeirinhas e balões e estão sendo preparadas brincadeiras típicas, como correio do amor, pescaria, boca do palhaço, além das tradicionais quadrilhas.

Tradição

As festas juninas são uma expressão multicultural que celebram o antigo estilo de vida rural do Brasil. Embora a origem esteja nas festas de santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro, atualmente trata-se de uma manifestação que reúne várias tradições, como as comidas típicas criadas por negros e índios, e as vestimentas e decoração, que remetem os participantes a heranças culturais dos colonizadores portugueses.

"As festas juninas possibilitam a integração e o fortalecimento dos vínculos comunitários e de convivência, reunindo idosos, familiares e participantes dos grupos de convivência", disse a coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Maria da Penha Norbim.

Programação
  • CCTI de Maria Ortiz: dia 13, a partir das 14h
  • CCTI Centro: dia 20, a partir das 14h
  • CCTI Jardim Camburi: dia 24, das 10 às 14h, e dia 27, a partir das 14h

Voltar ao topo da página