Notícias

Público debate formas de controle social em 1ª Conferência Descentralizada

Publicada em 22/06/2017, às 18h45 | Atualizada em 22/06/2017, às 18h48

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Carlos Antolini
1ª Conferência Descentralizada da Assistência Social
A professora Jeane Andréia Ferraz Silva falou para usuários da rede de proteção social do município
Carlos Antolini
1ª Conferência Descentralizada da Assistência Social
Outras três conferências descentralizadas serão realizadas, com diferentes temas, como preparatórias para a X Conferência Municipal

As possibilidades de investimentos dos recursos públicos, os impactos diretos na vida da população e as formas de controle social foram os destaques do painel apresentado pela professora Jeane Andréia Ferraz Silva, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na tarde desta quinta-feira (22).

Ela falou para um público diversificado, reunindo moradores, usuários da rede de proteção social do município, profissionais de assistência social e lideranças comunitárias, na 1ª Conferência Descentralizada de Assistência Social, realizada na Fundação Beneficente da Praia do Canto, no Bairro São José.

"O Orçamento não pode ser visto como uma peça técnica, para administradores e economistas. Por trás dos números estão as pessoas que mais precisam de nossos serviços", disse a professora, convidando o público a participar das conferências e debates sobre a Política Municipal de Assistência Social.

A palestra teve como tema "A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais".

"Aprendi muitas coisas aqui hoje. Algumas são mais complicadas, mas a palestrante explicou muito bem", disse Maria Deusa Ferreira de Souza, moradora de Santo André. Aos 64 anos de idade, dona de casa, Maria Deusa disse que gosta de participar desse tipo de discussão. "Se nós não participamos, outras pessaos decidem por nós", disse.

Outras três conferências descentralizadas serão realizadas, com diferentes temas, como preparatórias para a X Conferência Municipal, marcada para os dias 20 e 21 de julho. Em cada conferência descentralizada será abordado um tema diferente, conforme cronograma abaixo, e os interessados podem participar em mais de um momento.

Estão convidados para as conferências descentralizadas os servidores da Semas, representantes das entidades de assistência social e das categorias profissionais atuantes na área, munícipes que utilizam os serviços e gestores do poder público municipal. As discussões e assembleias são promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (Comasv). Veja a programação:

Programação:

13 h – Acolhimento/credenciamento
13h15 – Abertura
13h40 – Painel sobre o eixo
14h30 – Construção de propostas
16h00 – Intervalo
16h10 – Construção de propostas
17h20 – Eleição de delegados para a X Conferência
18h00 – Encerramento

Próximas Conferências Descentralizadas

2ª Conferência Descentralizada
Tema: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. (Enfoque: Benefícios)
Painelista: Tatiana Carvalho Cavati - Analista do Seguro Social do INSS
Data: 26/06/2017 (segunda-feira) -
Horário: 13 às 18h –
Local: Colégio Aristóbulo Barbosa Leão - Av Vitória, 3010, Bento Ferreira

3ª Conferência Descentralizada
Tema: EIXO 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. (Enfoque: Gestão e Vigilância)
Painelista: Isabela Queiroz Coutinho - Assistente Social da Semas/PMV
Data: 04/07/2017 (terça-feira) -
Horário: 13 às 18h –
Local: Casa do Cidadão - Avenida Maruípe, nº2544, Itararé

4ª Conferência Descentralizada
Tema: EIXO 2 – Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS. (Enfoque: Controle Social)
Painelista: Roberta Viana Rangel - Gerente de Proteção Social Básica da Serra
Data: 12/07/2017 (quarta-feira) -
Horário: 13 às 18h –
Local: Colégio Agostiniano - Rua Thiers Velloso, 125, Centro


Voltar ao topo da página