Notícias

Projovem promove autoconhecimento e integração em espaço de dança

Publicada em 15/07/2019, às 15h05

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Paula M.Bourguignon
Projovem de Maruípe
Assistidos do Projovem de Maruípe tiveram aula de dança urbana em escola de Vila Velha
Paula M.Bourguignon
Projovem de Maruípe
Visita teve objetivo de elevar a autoestima e a valorização dos jovens, além de fortalecer a consciência corporal

Em uma manhã lúdica, o Projovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Claudionor Lopes Pereira (Maruípe) fez uma visita ao "Espaço Dan Soul", na Praia das Gaivotas, em Vila Velha, nesta segunda-feira (15).

Jovens de 13 a 17 tiveram a chance de participar de uma aula de dança urbana com a dançarina e coreógrafa Dezireé Gundim, que é professora do local.

Consciência corporal

"Na dança, trabalhamos a relação do corpo através dos movimentos sincronizados. Também desenvolvemos algumas coreografias e damos a liberdade de eles criarem. Assim, criamos neles a consciência corporal. A dança transforma a nossa vida, além de promover a socialização e romper tabus da sociedade. Ela tem este poder: de conectar o corpo com a mente", explicou Dezireé Gundim.

Autoconhecimento

"Através da dança, eu fui descobrindo o meu corpo. Fui me especializando e vi a importância de nos conhecermos como mulher e como mãe, tendo esse autoconhecimento do nosso corpo. A dança, para mim, é uma viagem sem sair do lugar. Temos que nos entregar. Hoje, a dança é tudo para mim", disse a professora.

Movimento

"Eu gosto de dançar qualquer estilo de música, pelos movimentos que o corpo permite fazer. O que mais gosto mesmo é a dança do ventre. Gostaria muito de ser uma professora de dança", disse Jamile Cardoso dos Santos, de 16 anos.

Após fazer a aula de dança urbana, Alan de Jesus Silva, de 17 anos, aprovou a experiência: "Achei bem bacana a aula de dança. Só havia dançado em casa com alguns amigos. Foi bem divertida a dinâmica hoje".

Valorização

"Essa atividade dá continuidade à integração do coletivo do Projovem. Pensamos em elevar a autoestima e a valorização deles, além de fortalecer a consciência corporal. Ampliamos o conhecimento e a vivência profissional desses jovens, caso queiram, no futuro, tornarem-se professores e coreógrafos", ponderou Josiane Gundim Santos, assessora técnica dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos do Projovem do Cras de Maruípe.

Magia

"A dança é minha maior paixão. É um sentimento que vem de dentro e preciso externar isso. É uma verdadeira magia", disse o professor de dança Wagner Lima.

Paula M.Bourguignon
Projovem de Maruípe Dezzireé Josiane e Wagner
Paula M.Bourguignon
Projovem de Maruípe

Voltar ao topo da página